segunda-feira, 2 de março de 2009

O que é humildade, por John Piper

John Piper é um pastor e escritor americano que tem abençoado muitas pessoas com suas pregações e livros. Neste pequeno texto, Piper nos ensina cinco lições importantes sobre o tema "humildade". Você pode conhecer mais sobre o ministério de John Piper no site: DESIRING GOD


Saber o que é humildade é muito importante, pois a Bíblia diz: “Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça” (1 Pe 5.5); e: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lc 14.11). Deus nos diz pelo menos cinco coisas a respeito da humildade:

1. A humildade começa com um senso de submissão a Deus, em Cristo. “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor” (Mt 10.24). “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus” (1 Pe 5.6).

2. A humildade não sente que tem o direito de receber melhor tratamento do que o tratamento dado a Jesus. “Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?” (Mt 10.25.) Por conseguinte, a humildade não paga o mal com o mal. Não é uma vida baseada nos direitos percebidos. “Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos... quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pe 2.21-23).

3. A humildade afirma a verdade não para apoiar o “eu” com o domínio e triunfos dos debates, mas como um serviço prestado a Cristo e expressão de amor para com o adversário. O amor “regozija-se com a verdade” (1 Co 13.6). “O que vos digo às escuras... Não temais” (Mt 10.27,28). “Não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus” (2 Co 4.5).

4. A humildade sabe que depende da graça de Deus para conhecer e crer. “Que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1 Co 4.7.) “Acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (Tg 1.21).

5. A humildade sabe que é falível; por isso, reflete sobre o criticismo e aprende dele. Mas também sabe que Deus fez provisão para a convicção humana e nos convoca a persuadir os outros.Agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. "Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido" (1 Co 13.12). "O sábio dá ouvidos aos conselhos" (Pv 12.15). "Conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens" (2 Co 5.11).

2 comentários:

Pastor Almir Tavares disse...

Muito bom ver uma explicação do que é humildade. Edificante o que v está fazendo.

Marcos Aurélio Melo disse...

Obrigado pelo comentário, pastor Almir. A intenção deste blog é compartilhar verdades bíblicas profundas vindas de servos de Deus que nos ensinam grandes lições com suas vidas, principalmente.