sexta-feira, 20 de março de 2009

Frutos do Espírito em qualquer estação

"O crente que anda em novidade de vida deve produzir os frutos do Espírito em qualquer estação."


No Curso de Auto-Confrontação e Aconselhamento Bíblico, que está sendo ministrado pelo pastor da minha igreja (Pr. Argemiro R. S. Filho), os alunos são levados a repensar biblicamente os problemas que surgem na caminhada cristã. Partindo do pressuposto que a Bíblia é suficiente para apontar as soluções e encarando os problemas do ponto de vista de Deus, os alunos são instruídos a ter uma postura baseada somente na instrução que procede das Escrituras.

Na última aula ouvi uma frase que me chamou a atenção. O pastor Argemiro falou o seguinte: “Na igreja é o lugar mais fácil para o cristão apresentar os frutos do Espírito.” E eu concordo plenamente com esta afirmação.

Já tenho alguns anos de vida cristã e sei da enorme luta que o crente trava todos os dias para apresentar um testemunho pautado nas Escrituras. Na igreja, que é o lugar onde todos estão reunidos com um só propósito (glorificar a Deus em comunhão com outros irmãos), torna-se fácil demonstrar os frutos do Espírito listados em Gálatas 5:22. É importante perceber que fruto do Espírito não é “o que eu faço”, mas sim, “como eu faço”. Então, na igreja é bem fácil ter atitudes dirigidas por tais frutos do Espírito: amor, alegria, paz....

O grande problema para muitos crentes não é a vida na igreja, é a vida no seu dia-a-dia. É no cotidiano, fora da "aura religiosa”, que os embates são travados e muitos de nós somos confrontados. Muitas vezes agimos pela emoção, envolvidos pelo calor do momento, e assim não evidenciamos os frutos do Espírito de forma a glorificar o nome de Deus em nossas vidas.

É importante frisar que a vida do cristão não pode ser fragmentada em vida espiritual e vida secular. O crente não foi regenerado para produzir os frutos do Espírito somente nos momentos convenientes, quando os ventos sopram a favor e não há barreiras a vencer. O crente que anda em novidade de vida deve produzir os frutos do Espírito em qualquer estação. Seja no trabalho, na faculdade, na família, na igreja, no trânsito, enfim, não importa onde e nem quando. É imprescindível que a vida do cristão se mostre abundante na produção de frutos, pois a Videira à qual estamos ligados é o próprio Senhor Jesus.

A
mudança que Deus opera em nosso coração pelos meios da graça se estende para além das quatro paredes do templo em que nos reunimos todo fim de semana. Os frutos do Espírito precisam ser evidenciados em cada dia de nossas vidas, pois somente desta forma seremos agradáveis a Deus e úteis para o Reino.


Marcos Aurélio de Melo

Um comentário:

João disse...

.

Oi Irmão Marcos,

Aceitei o convite, olhei o seu Blog e estou dando graças a Deus pelo seu esforço e trabalho. As frases quotadas no box lateral, são muito sugestivas. O conteúdo publicado é de primeira grandeza.parabéns.

Se o Senhor quiser falar com alguém mediante um texto escrito, com certeza poderá usar dos seus.

Deus lhe abençoe, que consiga cada ano ir sempre melhorando. Fique firme.

Do seu irmão em Cristo,

João Cruzué