quinta-feira, 5 de março de 2009

O que é pecado?

Estou lendo o Comentário Judaico do Novo Testamento, escrito pelo judeu messiânico David H. Stern. Tenho aprendido valiosas lições tiradas das páginas bíblicas por um judeu com conhecimento profundo sobre a cultura judaica e também sobre a missão do Messias. Jesus Cristo veio a este mundo com o propósito de ser o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, mas na sociedade em que estamos inseridos o conceito de pecado está bastante diluído. Aproveito-me deste pequeno texto de Stern para apresentar o assunto aqui no Blog Compartilhando.


"Nós vivemos numa época em que muitas pessoas não sabem o que é o pecado. O pecado é a violação da Torá, a transgressão da lei que Deus deu a seu povo para ajudá-lo a viver uma vida de acordo com seus desejos e ao mesmo tempo ser santo e agradável a Deus. Na assim chamada Era do Iluminismo, dois ou três séculos atrás, a noção de relativismo moral começou a ganhar espaço nas sociedades ocidentais. Sob a sua influência, as pessoas descartavam o conceito de pecado, considerando-o irrelevante. Segundo esse ponto de vista, não existem pecados, apenas doenças, azares, erros e as conseqüências da influência do meio ambiente, da hereditariedade e de aspectos biológicos (terminologia ocidental) ou do destino ou karma (oriental). De modo alternativo, reconhece-se que o pecado existe, mas apenas como definido na cultura de alguém – relativismo cultural que nega o conceito bíblico de pecado como o errado absoluto.

Muito da Bíblia preocupa-se em explicar o que é o pecado, qual é o salário do pecado e como podemos evitar essa punição e ter nossos erros perdoados. Além disso, mostra como podemos viver uma vida santa, livre do poder do pecado, agradando a Deus. Veja o livro de Romanos, especialmente Rm 5:12-21."

Extraído do livro: Comentário Judaico do Novo Testamento, David H. Stern

Nenhum comentário: