sexta-feira, 27 de março de 2009

Pureza por meio da esperança

E aquele que tem esta esperança, a si mesmo se purifica assim como Ele é puro.
I João 3:3

É essencial entendermos o que os escritores bíblicos queriam dizer com a palavra esperança. Quando nós dizemos "eu tenho esperança", nós geralmente queremos dizer que "eu não tenho certeza sobre o que vai acontecer, mas eu espero que será de tal forma". Para nós hoje, esperança é uma esperança do "eu acho que sim".

O significado bíblico da palavra é muito diferente. O elemento de incerteza não existe nesta palavra - quando você lê a palavra "esperança" deve pensar em "expectativa antecipada". Se aplica a algo que é certo, mas é uma esperança porque simplesmente ainda não aconteceu. A esperança gloriosa não é a esperança do "eu acho que sim". É a feliz expectativa - a alegre antecipação da volta de Cristo em glória como o "grande Deus e Salvador".

Então, João diz que quando você tem certeza que é um filho de Deus, você vai querer purificar-se. O que ele nos ensina? No versículo anterior (I João 3:2), lemos: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos."

Que gloriosa expectativa! Ser como nosso Senhor um dia - apesar de agora não sabermos como isso será - com certeza será glorioso. Ter um corpo como o de Cristo, ter uma vida como a de Cristo - maravilhoso! Nós O veremos como Ele é e seremos semelhantes a Ele. Isso é demais para sondar, mas não é demais para contemplar.

Embora não possamos vislumbrar isto adequadamente, nós podemos começar a pensar nisso. E à medida que pensamos, este pensamento deve transformar as nossas vidas. "Eu sou filho de Deus. Eu serei como Cristo. Ele é puro - eu serei puro. Por que esperar até lá para começar a viver uma vida de pureza?"

Tornar-se mais semelhante a Cristo é tornar-se mais puro a cada dia, removendo os elementos que nos contaminam e nos afastam de sermos inteiramente o que devemos ser. Que sejamos refinados por este pensamento: quanto mais nós contemplamos aquela semelhança com Cristo, mais iremos remover qualquer impureza da nossa vida.


Autor: Jay Adams
Livre tradução e adaptação: Marcos Aurélio
Fonte: Instituto para Estudos Noutéticos

Um comentário:

Almir Marcolino Tavares, disse...

F elucidativo a distinção entre o que nós queremos dizer com esperança, e o que a Bíblia firma sobre a esperança. Foi edificante ver o que a esperança pode fazer em nós: purificar. Quando manifestamos esperança, mas esta não nos purifica, é provável que esta não seja a esperança bíblica.
Continue compartilhando.