sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cinco razões porque você precisa estudar teologia

Palavras como teologia e doutrina carregam conotações negativas para muitos cristãos. Isto é uma grande tragédia porque acredito firmemente que cada cristão tem que estudar teologia, em certa medida, na sua caminhada cristã. Existem muitas razões pelas quais destaca-se a necessidade de estudar teologia. Sem seguir nenhuma ordem especial, aqui estão cinco razões porque você precisa estudar teologia.

Você já é um teólogo...
Por que você precisa estudar teologia? Porque a teologia não é algo restrito somente a um professor de Teologia - todos nós cremos em algo sobre Deus e, portanto, somos teólogos em nossa própria essência. No entanto, o que deve ser perguntado é se o que você acredita está correto, e o estudo da teologia pode ajudar a responder a essa pergunta.

Seu amor por Jesus está intrinsecamente ligado com o seu conhecimento da Sua Palavra...
Por que você precisa estudar teologia? Porque Jesus disse, "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (João 14:15) Eu ouvi alguém observar que um certo cristão não precisa ter sido “o grande” teologicamente, mas que estava tudo bem, porque ele realmente amava a Jesus. No entanto, Jesus diz que se O amamos, nós guardaremos (obedeceremos) os Seus mandamentos. Como podemos obedecer-Lhe, se não estudarmos a Sua Palavra para justamente saber quais são os Seus mandamentos?

Sua doutrina vai determinar o modo como você vive ...
Por que você precisa estudar teologia? Porque o que você acredita (a sua doutrina) irá determinar o modo como você vive (sua prática). Isto pode ser visto na vida cotidiana. Se você acredita que algo é venenoso, você simplesmente não irá beber. Da mesma forma, suas crenças sobre Deus e Sua Palavra determinam o modo como você vive dia a dia. Por exemplo, se você acredita que Deus fala apenas através de Sua Palavra, então você irá estudá-la com diligência, no entanto, se você acredita que Deus fala através de vozes audíveis, então você vai ouvir qualquer voz mesmo com volume baixo. O referido exemplo apresenta consequências drasticamente distintas de como uma pessoa vai ter conhecimento sobre a vontade de Deus para sua vida, e mostra por que é necessário estudar teologia.

Suas afeições irão determinar o que você estuda...
Por que você precisa estudar teologia? Porque onde são colocadas as suas afeições determina em que você gastará o seu tempo estudando. Se o seu hobby é fotografia, você desejará estudar o assunto para saber como melhorar as suas fotografias, bem como para aumentar o seu amor e apreço por esta atividade. Do mesmo modo, se você é um cristão e sua principal afeição está em Deus, por que você não quer estudar Sua Palavra para aumentar o seu amor e apreço por Ele e pelo Seu Evangelho?

Sua humildade depende disto...
Por que você precisa estudar teologia? Porque sem estudar teologia, é possível que você irá pensar demasiadamente a respeito de si próprio, e não o suficientemente a respeito de Deus. É verdade que o saber ensoberbece (1 Coríntios 8:1), contudo o estudo das Escrituras, sua correta compreensão e aplicação, dará a você, por exemplo, o conhecimento da depravação absoluta e miséria do homem diante de Deus e também da magnificência de Deus, Sua santidade, soberania e graça, que nos permitem adorar ao Senhor de joelhos em santa humildade.

Que Deus seja glorificado em você ao estudar teologia, quando humildemente você abrir a Sua Palavra com o desejo de saber mais sobre a Sua revelação especial para o homem.




Tradução e adaptação: Marcos Aurélio de Melo
Original em inglês: http://cal.vini.st/2009/02/five-reasons-you-need-to-study-theology/


Um comentário:

Reflexões teológicas disse...

Teologia é algo que deve ser compartilhado com todos que foram chamados por Deus para servir na sua obra,é relevante,indispensável e urgente.