terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Aprendendo a contar os nossos dias

Hoje é o dia do meu aniversário! Mais um ano da minha vida se passou, e como passou rápido! "O tempo passa, o tempo voa", era o jingle de um Banco. Mas é verdade! Jó reconheceu este fato e escreveu: "Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão." Mas não é momento de nostalgia, é momento de olhar para o futuro. Devo planejar e agir para que nos próximos anos que Deus me permitir viver eu possa agradá-Lo cada vez mais. Compartilho neste pequeno estudo devocional os meus pensamentos nesta data de aniversário, tendo como ponto de partida o Salmo 90, escrito por Moisés.



POR QUE PRECISAMOS APRENDER A CONTAR OS NOSSOS DIAS?
TEXTO-BASE: Salmos 90:12


1- PORQUE SOMOS LIMITADOS – SALMOS 90:3 (SOMOS PÓ)

Temos limitações, não somos super-heróis com poderes miraculosos. As provas de que a nossa capacidade humana é altamente limitada: nós adoecemos, nos cansamos, desanimamos e envelhecemos. Não existe a famosa fonte da juventude dos desenhos animados. Quanto mais o tempo passa, mais ficamos limitados em nossa estrutura física e mental. Porém, Deus não tem limites, Ele subsiste eternamente: Salmos 90:1-2. Ele é antes de todas as coisas, ELE é eterno, poderoso e imutável.

Davi também reconhecia as limitações do ser humano, veja o que ele escreveu no Salmo 8: 3-4. Lembre-se que você não é imbatível, invencível, ou um herói. Você tem limites impostos pelo próprio Criador. Então não se arrisque em vão, reconheça seus limites como ser humano que depende exclusivamente de DEUS. Nesta vida, temos limitações. Por isso precisamos saber contar os nossos dias.

2 – PORQUE A VIDA É MUITO BREVE – SALMOS 90: 5, 6, 10

A conclusão de Moisés é que nós voamos, porque o tempo passa rapidamente. Moisés viveu 120 anos. É muito raro encontrarmos uma pessoa com esta idade atualmente. Hoje no máximo chega-se a 90 anos, dependendo de como a pessoa cuidou de sua saúde ao longo da vida. Mas esse tempo é curtíssimo, como uma neblina tão passageira que aparece cedo pela manhã e logo desaparece (Tiago 4:14).

Se a vida é tão breve precisamos aprender a contar os nossos dias, para que durante a brevidade da vida possamos viver intensamente tudo o que o Senhor deseja para nós. Um fato que aconteceu há 2 anos parece que aconteceu ontem em nossas mentes. Essa impressão é realista, e nos deixa perplexos com a rapidez de nossos dias sobre a terra. Basta olhar as fotos da infância e perceber o quanto o tempo passou. Precisamos olhar para a brevidade da vida com discernimento e não desperdiçar o tempo disponível com coisas e atividades sem valor.

3- PORQUE CADA UM POSSUI UMA MISSÃO – SALMOS 90:17

Moisés orou assim: “Confirma Senhor a obra de nossas mãos.” Isto implica que Deus tem uma missão e a confiou a cada um de nós. Devemos pedir ao Senhor que confirme esta obra a nós confiada, para que possamos aproveitar 100% o tempo que temos para desempenhá-la.

Deus tem projetos a nos confiar. Necessitamos de sabedoria vinda do céu para discernir estes projetos e não vacilar no cumprimento deles, porque o tempo passa muito rapidamente. Urgentemente precisamos acordar deste sono em que estamos mergulhados, sonhando que teremos muito tempo para realizar os projetos que Deus tem nos confiado. Se os projetos do Senhor forem deixados de lado, perderemos o mais importante da vida.


2 comentários:

prof_fort disse...

Desejo ao irmão que Deus o abençoe ricamente e continue usando-o no Seu serviço e que o amado continue com esse propósito de servir a Deus em tudo com alegria de coração e com zelo para a honra e glória do Senhor Jesus.

Almir Marcolino Tavares, disse...

Parabéns pelo aniversário e pela meditação, que nos faz lembrar as razões dadas por Deus para contar os nossos dias