segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Identificando a Vontade de Deus

Viver segundo a Vontade de Deus deve ser o alvo de cada cristão. Este assunto traz à baila questionamentos diversos para a mente do servo de Deus, que deseja cumprir em sua vida a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus. Compartilho com vocês este texto escrito por minha irmã Nívea Cristina. Neste texto, ela utiliza o exemplo bíblico do apóstolo Paulo para que possamos identificar a Vontade de Deus em nossas vidas. Sempre que puder ela irá colaborar com este Blog. Boa leitura!



Creio que este é um dos assuntos que traz mais inquietação ao coração do crente. Nunca deixou de ser tema de muitos debates entre os cristãos que se importam em viver de acordo com a Vontade de Deus. Assim como vocês, eu também anseio por uma percepção mais próxima do Querer do Pai.

Discernir que decisões tomar, que caminho seguir, se estou pronto(a) para casar, dentre tantas outras, são questões que invadem a nossa mente, levando-nos a pensar qual seria a Vontade de Deus. Esta preocupação nasce do desejo que o homem tem de prever e manipular o que o amanhã lhe reserva. O domínio, o controle e a segurança sobre a sua vida e tudo o que a envolve são características inerentes ao ser humano auto-suficiente. Este pecado da auto-suficiência já é velho e não se enfraqueceu com o passar do tempo, pelo contrário, toma cada vez mais fôlego diante das incertezas que rondam o coração.

Por se falar em “tempo”, esta é a palavra-chave para começar a entender a Vontade de Deus. O relógio humano não é igual ao do Senhor. O querer de Deus não se baseia em meros sentimentos humanos, ou no desejo de que as situações da vida aconteçam de modo favorável e o mais rápido possível. Nem sempre o momento que achamos mais conveniente é o tempo que Deus tem reservado para cumprir a Sua soberana Vontade.

O conhecimento da Vontade de Deus está atrelado a um viver cheio do Espírito Santo. O apóstolo Paulo vivenciou isso muito bem. Paulo sabia qual era a Vontade do Pai para a sua vida porque era compelido pelo Espírito (At.20:22). Ele permitia ser conduzido diariamente pelo Consolador que lhe foi dado.

É necessário humildade para reconhecer que a nossa inteligência ou intrepidez não nos conduz por um caminho seguro. Quando começamos a reconhecer isso, Deus na sua maravilhosa grandeza concede graça aos humildes, enchendo-nos do Espírito e fazendo transformações impossíveis aos olhos humanos. Paulo foi um exemplo claro desta verdade, porque aprendeu a depender de Deus constantemente. Viver no centro da Vontade de Deus significa dependência do Deus triúno: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Três pessoas distintas e que formam uma unidade singular.

A maturidade espiritual que nos leva a identificar a Vontade de Deus, não acontece instantaneamente, é obra do Espírito de Deus e de uma busca pessoal para andar em sintonia com o Pai. Testemunhar e proclamar o evangelho da graça de Deus é o que devemos entender para andarmos conforme a Vontade de Deus (At.20:19-28). Que o Senhor nos confirme a cada dia este entendimento e que Seu Espírito atue em nós, para a Sua Glória em nossas vidas. Amém!

Nenhum comentário: