Neste texto, o escritor A. W. Tozer nos apresenta o grave problema do cristianismo instântaneo. É evidente no ensino bíblico que a salvação é instantânea, mas o cristão é amadurecido dia após dia, de "glória em glória", no progresso da vida cristã. A ilustração mais clássica sobre este progresso é o livro de John Bunyan, O Peregrino, no qual ele descreve a longa jornada de cristão para a Cidade Celestial. Portanto, conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor.
"O cristianismo instantâneo acompanhou a idade da máquina. Os homens inventaram as máquinas com duas finalidades. Queriam fazer mais rapidamente o trabalho considerado importante e queriam ao mesmo tempo terminar logo suas tarefas a fim de dedicar-se a coisas mais do seu agrado, tais como o lazer ou gozar dos prazeres mundanos. O cristianismo instantâneo serve agora aos mesmos propósitos na religião. Ele ignora o passado, garante o futuro e libera o cristão para seguir as inclinações da carne com toda boa consciência e um mínimo de restrição.
Com a expressão "cristianismo instantâneo" estou me referindo ao tipo encontrado quase em toda parte nos círculos evangélicos, nascidos da idéia de que podemos livrar-nos de toda obrigação para com nossas almas através de um só ato de fé, ou no máximo dois, ficando tranqüilos daí por diante quanto à nossa condição espiritual, sendo então permitido inferir que não existe razão para termos um caráter santo. Uma qualidade automática, de uma vez por todas, acha-se presente neste conceito, a qual não se adapta de maneira alguma à fé apresentada no Novo Testamento."
A. W. TOZER
Um comentário:
OI irmão. Realmente esse é um assunto seríssimo. O cristianismo instantâneo não pensa seriamente na pregação, no discipulado, a vida prática. Se alguém fez uma "decisão por Cristo" "levantando a mão" todos já estão satisfeitos, o trabalho foi realizado. Primeiro é preciso ter cuidado com esse tipo de apelo. E depois é preciso um discipulado bíblico muito consistente, por alguém preparado e esperar muitos meses ou até anos para integrar essa pessoa com um líder de departamente, um coordenador de EBD, etc. Não tenho visto muito essa postura hoje em dia. Por isso, acontecem muitos problemas, muitas vezes. Cristianismo não combina com rapidez. Mas a conversão - quando verdadeira - é instantânea.
Postar um comentário