sábado, 21 de fevereiro de 2009

Descansando nas promessas de Deus

Com certeza você já deve saber que a Bíblia está repleta de promessas de Deus. Alguns estudiosos afirmam que existem aproximadamente 6.000 promessas nas Escrituras, o que nos dá um número de 17 promessas para cada dia do ano. Já existe no mercado a famosa Bíblia de Promessas, na qual todas as promessas de Deus são destacadas, para que o leitor desatento não deixe de perceber as ricas promessas do texto bíblico.

Mas conhecer as promessas de Deus na Sua Palavra é muito diferente de descansar nestas promessas. Regozijar-se com a abundância de tais promessas é válido, mas quando não descansamos e confiamos em cada uma delas estamos deixando de lado a verdadeira importância que possuem.

As promessas de Deus foram feitas a pessoas comuns, gente de carne e osso, como eu e você. Pense a respeito de Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas bíblicos. Eles foram muito abençoados por Deus e tiveram grandes perdas também, mas o que não podemos deixar de notar é que a confiança na promessa de Deus os guiava sempre. Erraram e pecaram contra Deus, como nós fazemos, mas destaco a singular esperança que tinham nas promessas do Senhor.

E o que dizer do apóstolo Paulo? Ele foi ferido, perseguido, considerado morto após um apedrejamento, mas não levantou a bandeira branca de rendição, porque enxergava bem as promessas de Deus. Ele não possuía a visão míope e distorcida diante das dificuldades que enfrentava, pois usava a lente de aumento mais poderosa que alguém poderia usar: a lente “Promessas de Deus”. Sabemos que ele não terminou seus dias vivendo glamourosamente, mas com certeza soube descansar nas riquezas eternas prometidas por Deus para aqueles que O amam.

E nós? O que podemos aprender destes exemplos bíblicos é bem notório: as promessas de Deus nos oferecem descanso em meio às lutas. O grande problema para nós é empreender esta verdade no contexto em que estamos inseridos, no nosso viver diário. Que fique bem claro o seguinte: confiar e descansar nas promessas de Deus não se traduz em passividade. Devemos ter em mente que Deus irá nos ajudar em cada circunstância, mas não fará o que é da nossa responsabilidade.

Que possamos aprender a descansar nas preciosas promessas de Deus e no Seu imenso poder. Ele nunca deixou de ser fiel e as Suas promessas são a prova evidente da Sua fidelidade, que se estende para além das nuvens.

"A fé verdadeira é aquela que ouve a Palavra de Deus e descansa em Suas promessas."(João Calvino)

Nenhum comentário: