segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O CUSTO DE SER CRISTÃO

Cristo pagou o preço da nossa salvação de uma vez por todas, fato inconteste. Porém o custo de seguir a Cristo, isto é, ser discípulo, é elevado. Não somente pela enorme quantidade de obstáculos à fé que o discípulo encontra pelo caminho, mas também pela natureza do próprio discipulado. Envolve uma série de renúncias, novas prioridades, e um anseio pelo que é eterno. O escritor J. C. Ryle neste pequeno texto nos aponta a importância de calcular o custo para ser um discípulo de Jesus. Vamos à leitura.


"Não custa grande coisa ser um cristão de aparência. Só requer que a pessoa assista aos cultos do domingo, duas vezes e durante a semana seja medianamente moralista. Este é o "cristianismo" da grande parte dos evangélicos da nossa época. Trata-se, pois, de uma profissão de fé fácil e barata; não implica em abnegação nem sacrifício. Se este é o cristianismo que salva e o qual nos abrirá as portas da glória ao morrermos, então não temos necessidade de alterar a mundana descrição do caminho da vida eterna e dizer: "Larga é a porta e largo é o caminho que conduz ao céu".

Porém, segundo o ensino bíblico, custa caro ser cristão. Há inimigos a vencer, batalhas a evitar e sacrifícios a realizar; deve-se abandonar o Egito, cruzar o deserto, carregar o peso da cruz e tomar parte na grande caminhada. A conversão não consiste em uma decisão tomada por uma pessoa, em um confortável sofá, para logo em seguida ser levado suavemente ao céu. A conversão marca o início de um grande conflito, e a vitória vem após muitas feridas e contendas. Custa se obter a vitória. Daí concluirmos a importância de calcularmos este custo."

3 comentários:

prof_fort disse...

Concordo com o irmão. Infelizmente o que se enfatiza nas pregações é um cristianismo fácil, vida mansa. Sem falar do evangelho da prosperidade. É preciso deixar bem claro que seguir a Cristo inclui um alto preço: negar-se a si mesmo, tomar sua cruz, seguir a Ele, estar disposto a lutar e morrer pelos princípios bíblicos. Assim como Ele deu vida por nós, devemos dar a nossa vida por Ele, pela obra dDele, pelo Seu serviço. Mas muitos dos seus seguidores atuais estão entre aqueles de joão 6:66 - O abandonaram quando veio a parte difícil do sermão. Quando ficou difícil segui-lO e obedecer. Que Deus não permita que preguemos uma mensagem diferente da que Ele deixou em Sua Palavra. Ser cristão é entrar pela porta estreita e continuar vivendo apertado pelo estreito caminho.

pastor victor

Anônimo disse...

A paz do Senhor,
gostei muito do seu artigo, pois denuncia os erros desse evangelho fraco e prostituído que permeia a forma de vida da igreja contemporânea. Por acaso querido irmão Mascos, estou escrevendo um sermã que fala justamente desse assunto o titulo é: "O custo de seguir a Cristo e o Custo ne não seguir a Cristo". É uma tarefa ardua nos tempos odiernos pregar verdades com estas, mas o Senhor Deus nos susterá e nos dará êxito em nossa missão! Pois é para Glória do Dele, por Ele e para Ele que combateremos; No escopo de ver sua Igreja edificada na sua doutrina!
Deus o abençoe...

Anônimo disse...

É, ser cristão é tomar e cruz e seguir a Jesus. Noutra passagem Ele retrata: "no mundo vós tereis aflições"; Isso estampa por completo o preço a ser pago por aqueles que desejam seguir a Jesus. Ainda diz o mestre: "se preseguiram a mim, a vós também preseguireis". E conclui, como que nos estimulando: "Tende bom ânimo, Eu venci o mundo, vós também vencereis".