quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Amar a Deus deve ser o foco

Neste texto, procuro apresentar a grande importância do primeiro mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração". Creio que é necessário resgatar este mandamento como o prazer maior que o crente deve ter neste mundo. Amar a Deus, deleitar-se n'Ele como a fonte de toda alegria, e aprofundar os laços de comunhão com o Senhor, devem ser desejos do coração de cada servo de Deus. Aqueles que já foram alcançados pelo gracioso amor do Pai estão convocados a atender este mandamento para a glória do Seu grandioso Nome.


Nunca iremos amar nada ou ninguém sinceramente, se não amarmos a Deus acima de todas as coisas. Deus deve ser o motivo maior do amor que compartilhamos com outras pessoas. Centralizar a pessoa de Deus em nossas vidas significa exatamente isso: amá-Lo acima de todos os demais amores nesta vida.

O grande objetivo do cristianismo é este: descentralizar o eu (que deseja reinar e aparecer) e centralizar o Senhor (que é digno de ocupar o trono do nosso ser). Tudo o que nós amamos acima do Senhor se torna um ídolo, pois nada tem maior valor, nada mais deve ocupar o primeiro lugar no coração, senão somente o Deus Eterno que nos criou e nos salvou. Pertencemos a Ele, não somos donos de nós mesmos. Pertencemos a Ele por que fomos criados e também resgatados das trevas, por seu amor gracioso que nos alcançou. A Ele, portanto, devemos amar sobre todas as coisas. Dinheiro, pessoas, prazeres, conquistas, nada disso pode definir nossa prioridade número um.

A nossa vida se torna seca e raquítica se não estiver encharcada deste amor genuíno direcionado a Deus. A frieza e a racionalidade insensíveis dominam nossa vida, se estivermos amando outras coisas no lugar de amar a Deus sobre todas elas. Vivendo assim permitimos que a beleza da vida perca o seu brilho. Quando colocamos outros deuses no trono do coração, quando somos motivados por coisas deste mundo e quando a toda a nossa energia é utilizada para alimentar o próprio “eu”: problemas à vista! Será uma estrada sofrível, angustiante e improdutiva.

Ao longo da vida, precisamos amar a Deus. Mas devemos amá-Lo acima de nossa vontade, acima das nossas prioridades. Senão, não será amor. Podemos inventar nomes pra isso, mas não será amor genuíno.

Mas por que será que insistimos em viver amando outras coisas, acima do Senhor, e não o Senhor acima de todas elas? A razão é a seguinte: não entendemos ainda o plano de vida traçado por Deus. Ele diz em Sua Palavra que devemos priorizar o relacionamento com Ele, acima de qualquer outro! Quer traga dor, quer traga sofrimento e pesar, mesmo dentro de terríveis tempestades, o que Ele nos ordena é: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. As nuvens podem estar escuras, o céu pode estar sem estrelas, mas Deus não mudou, e seu amor por nós nunca irá mudar. Então, não devemos deixar de amá-Lo quando as tempestades da vida chegam com força.

Precisamos nos prostrar em adoração e nos derramar perante o Senhor, que é Rei, e dizer o quanto O amamos, o quanto necessitamos d’Ele no centro do nosso viver. Precisamos analisar sinceramente o quanto temos amado ao nosso Deus maravilhoso, que fez tudo ao nos conceder pleno perdão e vida eterna. Ele é quem deve ser amado acima de todas as coisas, para que a excelência da nossa vida esteja baseada em quem Deus é, e não nos nossos méritos, não na nossa própria sabedoria, força ou honra.

Deus é verdadeiramente digno de amor, acima de tudo e de todos, em qualquer circunstância da vida. Que o amor a Deus seja o foco do nosso viver, para que em tudo sejamos fiéis ao Senhor. Amém!


Nenhum comentário: