sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

DISCIPULADO: TOMAR A CRUZ E SEGUIR A CRISTO

Quando paramos para pensar um pouco sobre a essência da vida cristã nos deparamos com um dos ensinos mais marcantes do Senhor Jesus. Ele disse aos candidatos ao discipulado que estavam ao seu redor: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9 : 23)

Precisamos encarar o grande desafio que está presente nas entrelinhas deste versículo bíblico. Não podemos afirmar que o cristianismo que professamos é sadio, se não damos valor ao verdadeiro discipulado de renúncia que Jesus nos ensinou.

A crise do evangelicalismo atual, impregnado de ilusões e mentiras, começou exatamente no entendimento errado do significado do discipulado autêntico. Negar-se a si mesmo e tomar a cruz, não são palavras muito agradáveis para a vasta maioria de prosélitos dos ensinos de Cristo.

Mas a verdade é imutável, está viva e permanecerá viva. O fato é que ão existe cristianismo genuíno sem a renúncia de vontades carnais e caprichos humanos. Quem segue a Cristo sem tomar a sua cruz e sem negar-se a si mesmo está vivendo uma farsa. Cedo ou tarde o peso desta farsa será insuportável, a máscara irá cair e as conseqüências serão desastrosas.

Gostaria que este pequeno texto servisse de alerta a todos. Somos seguidores de Cristo apenas na teoria, ou já aceitamos o fato de que a cruz precisa ser tomada sobre os nossos ombros? Estamos realmente conscientes da importância da autonegação para aceitar os valores superiores do Reino de Deus em nossas vidas?

O momento para entender e aplicar esta verdade bíblica não pode ser adiado para amanhã ou para a semana que vem. Precisamos empreender o discipulado imediatamente. Somente assim os nossos passos nesta caminhada com Cristo terão firmeza e a vida cristã que apresentamos ao mundo será verdadeira e coerente com o ensino do nosso Mestre.

Um comentário:

prof_fort disse...

Esse é o maior dos problemas das igrejas evangélicas atuais - ou ditas evangélicas! Não enfatizam o discipulado, a porta estreita e o caminho estreito. Quando a grande maioria dos discípulos foram embora depois de ouvir de Jesus que Ele era o Pão da Vida, dizendo que era um discurso duro, O Senhor se voltou para os seus e perguntou se eles não queriam ir também. Jesus nunca ficou implorando, pedindo por favor, orando para que ficasse... Se querem ir, tchau.Ouvi uma música em que Jesus quase implorava para que as pessoas viesse a Ele. Isso é um absurdo. Jesus nunca implorou para ninguém seguir a Ele, Ele chamou, não implorou. Os que não seguiram foram exatamente os que quiseram o mundo. Outros começaram e desistiram, preferiram o mundo. Os verdadeiros discipulos continuaram até o fim, fiéis, até o fim do ministério terreno de Jesus e até o fim de suas vidas. Esse é o nosso discipulado: até o fim de nossas vidas.

pastor victor