quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Quando a carne toma as rédeas da nossa vida...

Neste texto procuro apresentar o perigo que o crente corre ao permitir que a carne tome o controle da sua vida. O ensino bíblico é claro quando afirma que aquele que está em Cristo é nova criatura e as coisas antigas já passaram. No entanto, não podemos esquecer que o velho homem continua existindo, sendo conhecido por vários nomes: eu, natureza humana, carne, ego, vontade carnal, e outros. Então, precisamos da ajuda do Senhor para reduzir cada vez mais a força do "eu" em nossas vidas. A quem pertence as rédeas do seu viver? Pense nesta pergunta enquanto lê. Boa leitura!



Carnalidade é o antônimo de vida abundante. Os que se entregam aos desejos da carne não irão experimentar a vida plena que Cristo prometeu, quando disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”(Jo. 10:10). A carne escraviza, e em lugar nenhum na Bíblia a escravidão é vista como algo agradável. O profeta Jeremias, ao escrever o seu livro de lamentos, retrata o jugo de escravidão que o pecado trouxe ao povo de Israel:

“O jugo das minhas transgressões está atado pela sua mão; elas estão entretecidas, subiram sobre o meu pescoço, e ele abateu a minha força.”
Lam. 1:14


O jugo que a carne impõe sobre o crente é terrível. Ela consome a nossa força e nos torna totalmente miseráveis. Os efeitos são devastadores e sufocantes, tal como na morte por asfixia, quando falta o ar essencial para a manutenção da vida. É importante notar que os escravos não se sentem à vontade, porque são escravos. Da mesma forma, quando a carne toma as rédeas da nossa vida, nos tornamos seus escravos e então passamos a experimentar toda a miséria que esta escravidão acarreta. A satisfação imediata dos desejos da carne traz um alívio repentino, mas a carnalidade debilita nossa alma e nos joga na sarjeta. Ficamos totalmente dependentes dos desejos da carne, propensos a fazer o possível para preencher o vazio dentro de nós. A vida passa a ter um sabor amargo e a paixão de servir ao Senhor já não nos alegra como antes.

Além disso, a carnalidade em nossa vida tem um enorme poder de nos tornar indiferentes às coisas espirituais. Sutilmente, a carne direciona nosso pensamento para a satisfação de desejos que estão em conflito com a vontade de Deus, e assim, passo a passo, estabelece um padrão de conduta que não prioriza o reino de Deus e a Sua justiça. Quando a indiferença em relação ao reino de Deus se instala em nosso coração, é sinal de que a carne tomou as rédeas e está controlando nosso modo de pensar e agir. Esta apatia espiritual traz grandes prejuízos, que somados à escravidão já estabelecida pela carne, resultam em mal-testemunho e falta de ânimo para trabalhar na obra do Senhor.

Quando a carne toma as rédeas da nossa vida, podemos ficar certos de que nunca iremos experimentar a vida que Cristo prometeu, de gozo, paz e plena comunhão com Ele, se não houver verdadeiro arrependimento acompanhado de mudanças reais.

Carnalidade não se harmoniza com a vida abundante que Cristo prometeu. Uma exclui a outra. Portanto, precisamos decidir quem vai tomar as rédeas da nossa vida. Se as rédeas estiverem sob o domínio da carne, as conseqüências serão horríveis. Mas se estiverem sob o senhorio de Cristo Jesus, teremos vida plena, abundante e feliz, conforme a Sua Palavra nos assegura.

Então, sem mais demora, entreguemos hoje e sempre as rédeas do nosso viver nas mãos d’Aquele que sabe como nos conduzir para honra e louvor do Seu Maravilhoso Nome. "...E não mais sejamos escravos do pecado." (Rm 6.6)

Nenhum comentário: