quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O QUE SIGNIFICA TOMAR A CRUZ, POR A. W. PINK

Nascido em 1° de Abril de 1886, em Nottingham (Inglaterra), Arthur Walkington Pink abandonou o teosofismo de Annie Besant em 1908, quando experimentou a conversão ao evangelho. Em 1910 aceitou o chamado para trabalhar como pregador num campo de minas em Silverton (Colorado, USA). Escreveu um livro bem conhecido entre os cristãos (Deus é Soberano) onde trata da grandiosa soberania de Deus em todas as coisas. Neste pequeno texto ele nos ensina sobre a importância de tomar a cruz e o significado para as nossas vidas.


“Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome sua cruz ...” Mt. 16:24



Viver a vida cristã é algo mais do que ter uma vida fácil e tranqüila; é um compromisso sério. É uma vida que tem de ser disciplinada com sacrifício. A vida de discipulado começa com a auto-renúncia e continua com a auto-mortificação. Em outras palavras esse texto bíblico se refere à cruz não apenas como um objeto de fé, mas como um princípio de vida, como um distintivo do discipulado, como uma experiência da alma. E, atenção: assim como é verdade que a cruz foi o único caminho de Jesus de Nazaré para o trono do Pai, o único caminho para uma vida de comunhão com Deus, é através da cruz. Os benefícios legais do sacrifício estão assegurados pela fé, quando a culpa do pecado é cancelada; mas a cruz só se torna eficaz sobre o poder do pecado que habita em nós quando ela é tomada diariamente em nossas vidas.

Então, o que “a cruz” significa? O que Cristo quis dizer com “tome a sua cruz”? É deplorável que nestes últimos tempos uma pergunta como essa precise ser feita é ainda mais deplorável que a grande maioria do próprio povo de Deus tenha concepções anti-bíblicas do porquê da existência da “cruz”. O crente em geral parece considerar a cruz a que se refere o texto como qualquer aflição ou dificuldade que possa lhe sobrevir. Qualquer coisa que venha perturbar a nossa paz, que é desagradável à carne, que nos irrita, é vista como uma cruz. Um diz: “Bem, essa é minha cruz!”, outro diz que outra coisa é a cruz dele.

A palavra nunca é utilizada dessa forma no Novo Testamento. A palavra “cruz” nunca é encontrada na forma plural, nem precedida por um artigo indefinido: “uma cruz”. Note também que no nosso texto a nossa cruz está ligada a um verbo na voz ativa, e não na passiva. Não é uma cruz que é colocada sobre nós, mas uma cruz que deve ser “tomada”. A cruz significa realidades definidas que incorporam e expressam as principais características da agonia de Cristo.

A. W. PINK

Um comentário:

Almir Marcolino Tavares, disse...

DESCOBRI SEU BLOG HOJE, GOSTEI DEMAIS. EXCELENTE IDÉIA DE COMPARTILHAR SUAS LEITURAS. UM ARBAÇO