sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O Antigo Evangelho, por J. I. Packer.

J. I. Packer escreveu um livrete publicado no Brasil pela Editora Fiel, com o título "O Antigo Evangelho". O autor aborda de forma bem clara a necessidade de retorno às origens, à pregação do Evangelho puro e simples. Em contraste com o antigo, o "novo evangelho" é totalmente desprovido de eficácia, uma vez que coloca o homem em posição central e destrona o Rei da Glória. Vejamos o que ele tem a nos ensinar.


"O antigo evangelho diz aos homens que eles precisam de Deus e não que Deus precisa deles (uma falsidade moderna); nem os exorta a terem compaixão de Cristo. Antes, anuncia que Cristo tem misericórdia deles, embora a misericórdia seja a última coisa que eles mereçam. Jamais perde de vista a majestade divina e o poder soberano do Cristo ao qual proclama, mas antes, rejeita categoricamente todas as descrições de Cristo que tendam por obscurecer a Sua livre onipotência. Será que isso significa, entretanto, que o pregador do antigo evangelho sente-se inibido ou está confinado ao oferecimento de Cristo aos homens, e em convidá-los para que O recebam? De forma nenhuma. Na verdade, justamente devido ao fato que o pregador reconhece que a misericórdia divina é livre e soberana, ele encontra-se em uma posição de dar muito mais valor à oferta de Cristo, em sua pregação, do que o expositor do novo evangelho. Pois essa oferta, por si mesma, é algo muito mais maravilhoso, em seus princípios fundamentais, do que jamais poderia sê-lo aos olhos daqueles que consideram o amor a todos os pecadores como uma necessidade da natureza de Deus, e, portanto, algo implícito."

Se desejarem, podem baixar o arquivo em PDF deste livrete no seguinte link:

Nenhum comentário: