sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Honra ou desonra?

Já faz um bom tempo que escrevi este texto, apenas tive que reorganizar algumas palavras e idéias para publicá-lo aqui no Blog. Neste texto trato sobre a honra que devemos prestar a Deus com todo o nosso ser. Ele é totalmente digno de honra, e precisamos viver de tal forma que somente o Senhor seja honrado com nossas vidas. Então, leiam e comentem. Que Deus nos abençoe e nos capacite com o Seu Santo Espírito a honrá-lo de forma completa.


Honrar a Deus é muito mais do que cantar hinos e declarar frases de efeito perante outras pessoas. Honrar a Deus ultrapassa os esforços meramente exteriores em que muitos se empenham ardorosamente, sem levar em conta o que Deus vê no coração.

Somos cristãos que honram a Deus de coração? Avaliando a sua vida pessoal, você tem certeza e afirma confiantemente que honra a Deus com todo o seu ser? Responder honestamente a estas perguntas é fundamental para medir a saúde do nosso espírito. Devemos tratar deste assunto de modo correto para prosseguirmos na vida como servos que honram a Deus.

A forma correta de honrar a Deus não é mistério para muitos de nós. Não somos leigos no assunto. Já ouvimos vários sermões, mensagens, devocionais, e já lemos trechos da Palavra que revela de capa a capa a seguinte verdade: Deus é digno de ser honrado. Ele é o Criador, Sustentador e Senhor do universo! Ele é o Deus eterno que existe por todos os séculos! Ele é o Deus onisciente, que tudo conhece e efetua os Seus propósitos segundo a sua infinita Soberania! Honras só devem ser dadas a quem as merece, e o nosso Deus merece honras e glórias por toda a eternidade. Mesmo antes de criar o homem, Deus já tinha um plano pré-estabelecido: fomos criados para o louvor da Sua Glória, para honrar o Seu Nome.

Em cada fase da vida, seja ela penosa ou triunfante, precisamos ter a certeza em nossos corações de que Deus está sendo honrado. Sem esta certeza impregnada nas nossas mentes, viveremos sem propósitos de trazer glória somente ao nome do Senhor. Viveremos uma farsa, aparentando uma espiritualidade que não produz frutos duradouros. Podemos até participar de toda a vida “eclesiástica”, sendo pessoas envolvidas na obra e trazendo ofertas à casa do Senhor, mas sem um coração que honra a Deus em espírito e em verdade. Podemos até conseguir alguns admiradores, sermos vistos como “bons exemplos”, vivermos de modo a causar certa vontade nos outros de seguir nossa conduta... mas ai do cego que guia outro cego!

Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Esta foi a dura mensagem que o povo de Israel teve que ouvir de Deus e que nós precisamos ouvir também. A mensagem foi incisiva nos corações, como uma flecha; cortante, como uma espada afiada. Nossa consciência tem que arder e devemos perceber no íntimo quais são nossas reais motivações ao servir a Deus. Honrar a Deus é o foco, honrar a Deus de coração e não de lábios somente. Este é o alvo que precisamos levar em consideração e não medir esforços para atingi-lo. Somente honrando a Deus teremos uma vida abundante, pois fomos criados com este propósito: “porque d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas”, e aqui se inclui todo o nosso ser, pensamentos, emoções e vontades.

A real motivação em tudo o que fazemos é honrar a Deus? É este o nosso foco? Se não for, o caos está bem próximo. Caos espiritual, aridez e mornidão na vida: sintomas de falta de identidade e direção. Quando a honra que prestamos ao Senhor com nossas vidas não parte de um coração purificado na presença do Pai, nossos lábios estão falando e cantando em vão, nossos atos estão sendo lançados ao vento, nossos maiores sonhos se transformarão em fumaça...

Honrar a Deus: esta é a razão de nossa existência, o brilho de nossa vida e a fonte de alegria real. Mas devemos honrá-Lo de coração, com a mente convicta da majestade de Deus, a quem toda honra, glória e louvor serão dados pelos séculos dos séculos.


SOLI DEO GLORI

2 comentários:

prof_fort disse...

Sem dúvida é preciso honrar a Deus da maneira que Ele exige na Bíblia. Muitos tem honrado só de lábios. "e eu?" O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? -diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Ml.1:6

Obs: Não sou mais da igreja do pastor nogueira, já fui. Éramos congregação da Cristo é Vida. Agora somos uma igreja autônoma. a "dele" se chama igreja batista fundamentalista Cristo é Vida. "a nossa" se chama igreja fundamentalista Cristo é Vida - pastor nilson.

foi um prazer conhecer o irmão.

pastor victor

Zé Filho disse...

Parabéns, irmão pelo texto escrito. Ele está muito bem elaborado e tenho certeza será usado por Deus para chacoalhar muitas vidas... Continue na prática da escrita e desperte o escritor que há em ti. Abraços!
Do teu amigo, pr.Zé Filho.