terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As insondáveis obras de Deus

Neste pequeno texto, faço observações sobre a excelência da criação de Deus. Todas as coisas existem para o louvor da Sua Glória e por isso mesmo a criação declara as obras de Deus. O nosso Deus é sábio e nenhum cientista pode decifrar todos os mistérios que estão por trás da criação. Que possamos dobrar os joelhos em reverente adoração pelos séculos dos séculos, diante do Criador Todo-Poderoso!



“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as cousas.”
ECLESIASTES 11:5


Neste mundo tecnológico em que vivemos, não obstante os grandes avanços científicos e cibernéticos, nós podemos perceber o quanto o homem ainda tem a descobrir. O conhecimento humano, apesar do constante avanço, não consegue elucidar alguns fatos que desafiam a lógica racionalista deste século. Cientistas, astrofísicos, phd’s e doutores, tecem longos debates tentando decifrar certas particularidades da natureza como esta que o autor de Eclesiastes escreveu a milhares de anos atrás. Detalhes fantásticos deste universo criado por Deus, que contém milhares de galáxias e buracos negros. Bactérias microscópicas com uma complexidade incrível, que despertam a curiosidade de estudiosos do assunto. Enfim, toda a criação revela a grandeza das obras que Deus faz. Do macro ao micro, Deus demonstrou o seu grande poder.

O nosso Deus é grandioso em tudo o que Ele realiza. Desde os tempos eternos, antes mesmo de criar tudo o que existe, Deus já havia feito o projeto. O criador disse, e pela sua Palavra tudo o que ele ordenou veio a existir. Lendo os capítulos iniciais de Gênesis, notamos que a ordem dada pelo Senhor, logo se materializava. E disse, e houve!

Contemplar tamanha majestade nas coisas que foram criadas, me estimula a vislumbrar o que DEUS tem preparado para aqueles que esperam a redenção final, quando tudo será recriado. Novos céus e uma nova terra para o povo redimido habitar eternamente, esta é a promessa que certamente se cumprirá. O Senhor Deus cumpre o que diz, pois não é homem para mentir. Ele fará novas todas as coisas, e mostrará mais uma vez a grandeza do seu poder.

O escritor de Eclesiastes (o sábio Salomão) repete ao longo do seu livro uma frase que se tornou muito conhecida: “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade!”, querendo expressar que, por maiores que sejam as obras que o homem realize, ainda assim não passam de vaidade. Mas quando se refere às obras de DEUS, Salomão emprega um outro tom: ele escreve com reverência e santo temor. Vejamos este versículo, que se encontra em Ec. 9:17:

“Então contemplei toda a obra de Deus, e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a entenderá; e ainda que diga o sábio que a virá a conhecer, nem por isso a poderá achar.”


Salomão reconhece que não pode explicar as maravilhas que DEUS opera, e que nenhum sábio será capaz de tamanho feito. Os poderosos telescópios que existem, os satélites de milhões de dólares e os mais avançados sistemas de rádio, são insuficientes para detectar os detalhes deste universo gigantesco criado pela mão de DEUS. Os microscópios mais modernos que existem não podem decifrar com exatidão as partes que compõe uma célula, a estrutura fundamental da vida.

DEUS, QUÃO INSODÁVEIS SÃO AS TUAS OBRAS!

Nenhum comentário: