terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O preço do resgate

Leiam este texto, onde trato sobre o sofrimento que Cristo suportou para nos resgatar da condenação que o pecado impôs ao homem. Espero despertar os amados irmãos sobre a grande importância deste assunto. Para nós a salvação não custou nada, é de graça! Mas para Jesus Cristo custou o preço do Seu sangue precioso. Graças somente a ELE, eternamente, amém!

Leituras de apoio:
I Pedro 1: 18-20
Hebreus 9: 12, 15, 28
II Coríntios 5: 21
Gálatas 6: 14
Romanos 3: 24-26

“EU NUNCA SABEREI O PREÇO DOS MEUS PECADOS LÁ NA CRUZ.”

Muito mais do que o refrão de uma canção, estes versos apresentam-nos a verdade mais gloriosa de que temos notícia. Estamos diante da Cruz do Calvário, onde a graça imensurável de Deus se fez real, quando Cristo bradou vitoriosamente: “Está consumado!”

Diante de tão horrenda cena, num espetáculo de vergonha e horror, Cristo pagou o preço do resgate. Apesar de tanto escárnio, Jesus não revidou. Apesar de tanta angústia, Jesus não desistiu. Apesar de tamanha dor, Jesus foi até o fim. Mesmo sendo abandonado por todos os discípulos, Jesus permaneceu firme em cumprir a sua missão para resgatar cada um de nós. Mesmo sendo Deus, Cristo resolveu se tornar homem e morrer naquela Cruz, para que o preço da maldição do pecado fosse retirado de nossa conta.

Somos eternamente dependentes de Deus por esta graciosa expressão de amor. Nunca teremos que experimentar na própria pele o castigo por nossos pecados, pois o castigo que nos traz a paz estava sobre Cristo, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Em meio a tanta superficialidade e artificialidade no “arraial evangélico”, às vezes me pergunto: Será que entendemos realmente a grandiosidade de tudo aquilo que Cristo fez por nós na Cruz? Será que podemos afirmar conscientemente que somos um povo resgatado por preço de sangue, o sangue do Cordeiro de Deus? Temos consciência deste preço altíssimo que Cristo pagou em nosso favor?

Ao ler Isaías 53, fico chocado com as palavras que o profeta utilizou para descrever a humilhação do Senhor Jesus. Palavras que fazem tremer o meu coração (desprezado, rejeitado, homem de dores, castigado, afligido, transpassado, esmagado, pisado, ferido, oprimido) e me levam a pensar na minha pequenez diante do grandioso amor e da maravilhosa graça de Deus. Cristo foi o maldito de Deus em meu lugar naquela rude cruz.

Perante a cruz, me calo! Que palavras eu poderia utilizar diante daquela cena pavorosa? Meus lábios se fecham perante a dor do Senhor da Glória.
Perante a cruz, me rendo! Só a Cristo devo entregar a minha vida, pois Ele entregou a Sua vida por mim.
Perante a cruz, me regozijo! A graça do Senhor me faz entender que Deus está resgatando um povo exclusivo para a Sua Glória, que irá louvar eternamente ao ordeiro que venceu.
Perante a cruz, adoro! Adorar ao Senhor na sua maior humilhação e, paradoxalmente, na sua mais esplêndida exaltação, pois foi na Cruz que Ele venceu todas as potestades e nos fez assentar nas regiões celestiais.
Perante a cruz, descalço as minhas sandálias! Percebo agora que ali é o lugar onde a Santidade de Deus foi exaltada e onde a Sua Justiça foi plenamente satisfeita.
Perante a cruz, vejo a Glória de Deus! Naquele monte tenebroso, as densas trevas não puderam ofuscar a glória de Deus resplandecendo no martírio do Unigênito do Pai, para trazer salvação gratuita aos redimidos.
Perante a cruz, experimento a reconciliação! Pela vontade do Pai, Cristo foi oferecido em sacrifício para restaurar a minha comunhão com Deus, rompida pelo pecado.
Perante a cruz, reconheço que eu nunca saberei o preço dos meus pecados, não por ignorância, mas por completa insuficiência!


O Filho do Homem foi levantado na cruz, pendurado por aqueles pregos e blasfemado continuamente. Este foi o preço! Cristo pagou! O preço do sangue do Cordeiro de Deus cancela o escrito de dívida que estava sobre nós. Fomos resgatados, eternamente resgatados.

Naquele dia a ira de Deus foi aplacada, pois o Seu Filho se tornou sacrifício em lugar de pecadores. O mérito é todo de Cristo! É a ELE que dirigimos nossos louvores, em gratidão e amor, pois o preço do resgate ninguém poderia pagar em nosso lugar.

Somente a Cristo, pois, rendamos eternamente sacrifícios de louvor que brotam de lábios de homens, mulheres e crianças redimidos pelo Sangue do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


Diante da cruz de Cristo, o que você fará?

Nenhum comentário: