segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O chamado eficaz na vida de Abraão

Sempre que alguma pessoa vem à fé salvadora no Senhor, é porque foi movido sobrenaturalmente a crer. Deus faz este chamado soberano a todos os eleitos:

"... Olhem para Abraão, seu pai, e para Sara, que lhes deu à luz. Quando eu o chamei, ele era apenas um”. - Isaías 51:2a

Neste versículo, Deus concitou os israelitas a se lembrarem dos seus princípios humildes, quando Deus chamou soberanamente o pai da nação deles do paganismo de Ur e da incredulidade que havia no coração dele. Antes de existir uma nação de Israel, Deus chamou eficazmente Abraão à fé. Alexander observa:

"Eu o chamei (i.e., escolhi, designei) quando ele era apenas um", i.e., um indivíduo solitário, embora destinado a ser pai de uma grande nação (Gn. 12:2). O propósito do Profeta não é tanto magnificar a honra dada a Abraão por tê-lo escolhido do meio de toda a raça para ser o pai dos crentes, como mostrar o poder e a fidelidade de Deus em fazer deste único homem uma nação numerosa como as estrelas do céu, segundo a promessa (Gn. 15:5)

Neste chamamento salvífico, é evidente que foi Deus que tomou a iniciativa para agir, não Abraão.

Extraído do Livro Fundamentos da Graça, de Steven Lawson

 

MINHA OBSERVAÇÃO: Ele não podia rejeitar tal chamado, visto que no plano eterno e perfeito do Senhor, Abraão era alvo do amor soberano do Pai. Que graça irresistível!

Nenhum comentário: