quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Limpeza necessária

Texto: João 15: 1-4

Deus é o agricultor, Jesus é a Videira. Os verdadeiros discípulos são os ramos que produzem fruto. O simbolismo da videira e dos ramos é semelhante àquele da Cabeça e do corpo; temos um relacionamento vivo com Cristo e pertencemos a Ele. As medidas que o agricultor adota com a videira (limpando-a por meio da poda) refletem o que Deus faz em nossas vidas por meio da santificação: o trabalho progressivo de nos libertar do poder corruptor do pecado.

“O trabalho santificador efetuado por Deus em nós tem alguns objetivos”

S.I. Quais são os objetivos do trabalho santificador efetuado por Deus em nós?

S.T. O trabalho santificador efetuado por Deus em nós tem os seguintes objetivos:


1) A ampliação da produtividade para o reino de Cristo (vs. 2)

Assim como o agricultor diligente fará de tudo para ampliar a produtividade da videira, o Senhor Deus não poupará os seus discípulos da limpeza necessária visando mais frutos. Esta limpeza é a santificação progressiva que resulta em maturidade e aperfeiçoa o caráter do discípulo. O pecado arraigado no coração rouba a vitalidade necessária para a produção de frutos. Aquele que abriga em sua vida pecados não-confessados e não-abandonados torna-se espiritualmente raquítico e não contribui em nada para o reino de Cristo.


2) A confirmação da efetividade da palavra de Cristo (vs. 3)

Cristo enfatizou que a Palavra que Ele ensinou foi o instrumento necessário para a limpeza dos discípulos. A vida do cristão deve ser marcada pela submissão somente à Palavra, pois ela é suficiente para nos moldar à imagem de Cristo. O que temos diante de nós não é um livro qualquer; é a carta de Deus para nós, a Sua revelação da vontade de Deus que traz efetiva mudança na vida do crente. Os resultados efetivos de progresso rumo à santificação só são alcançados via Palavra de Deus, pois o pecado não pode ser extirpado com medidas paliativas e sem o poder do Evangelho.


3) A manutenção da fidelidade à pessoa de Cristo (vs. 4)

O ramo só permanece na videira se continuar produzindo fruto, e para continuar produzindo fruto faz-se necessário o trabalho de limpeza efetuado pelo agricultor, assim como o trabalho santificador de Deus em nossas vidas. Por meio deste trabalho santificador operado por Deus mediante a ação do Espírito Santo via Palavra, o cristão é mantido fiel a Cristo e permanece unido a Ele. Permanecer em Cristo exige adoração, meditação na Palavra de Deus, oração, sacrifício e serviço constantes. Isto só é possível mediante ação santificadora coordenada por Deus na vida do cristão, constrangendo-o a combater e a abandonar o pecado.

Nenhum comentário: