quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O nosso inalterável Deus

Deus não aumenta nem diminui. Não melhora nem sofre declínio. Ele não muda por terem sido alteradas algumas circunstâncias - não há emergências  imprevistas para aquele que é eternamente onisciente. Seus propósitos eternos duram para sempre porque Ele dura para sempre (Sl. 33.11). Ele não reage, somente age - e o faz sempre conforme Lhe agrada (Sl. 115.3).

Claro está que, segundo a perspectiva humana, parece que Deus muda seus planos ou suas ações baseado no que as pessoas fazem. Mas não é assim segundo o ponto de vista de Deus. Visto que conhece e sempre conheceu perfeitamente o futuro, tendo-o planejado de acordo com o Seu decreto inalterável, Ele sempre age do modo como planejou desde a eternidade passada. Enquanto que os homens não sabem como Deus vai agir, e às vezes se espantam quando veem revelados os planos divinos, Deus nunca é pego de surpresa. Ele continua trabalhando como sempre fez, de acordo com o Seu propósito eterno e o Seu beneplácito (cf. Sl. 33.10-12; Is. 48.14; Dn. 4.35; Cl. 1.19-20).

Com relação à humanidade, Deus predeterminou a redenção de um povo para Sua glória. Nada pode frustrar esse plano (Jo. 10.29; Rm. 8.38,39). Conhecimento perfeito, perfeita liberdade influenciada, e poder perfeito e ilimitado para realizar tudo quanto Ele quis e quer - santidade absoluta e perfeição moral movendo-o a ser plenamente verdadeiro e fiel à sua Palavra - significam que o que Deus começou a fazer antes do princípio do tempo, está fazendo e completa- rá depois que findar o tempo.

Deus não pode mudar, Sua Palavra não pode mudar, e Seu propósito não pode mudar. Sua verdade é a mesma porque Ele é a Verdade (cf. Sl. 119.160; Jo. 17.17; Tt 1.2; Hb 6.18). Em contraste com a chamada teologia do teísmo aberto, que alega que Deus não conhece o futuro e, portanto, cabe-lhe adaptar-se às circunstâncias à medida que se desenvolvem, a Bíblia apresenta Deus como o Soberano que conhece todos os eventos, passados, presentes e futuros.

Extraído do livro: FUNDAMENTOS DA GRAÇA, de STEVEN J. LAWSON

Nenhum comentário: