segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Oposição à vontade de Deus

LEITURA BÍBLICA: JEREMIAS 42
Em época de política é comum ouvirmos na televisão que o candidato X é da oposição e que o candidato Y é da situação. Isto quer dizer que os candidatos que apóiam o governo atual são da situação, e os candidatos que manifestam discordância são geralmente da oposição. Dentro da democracia, a oposição fiscaliza os atos da situação, para que os exageros políticos não sejam cometidos. Mas é claro que no nosso país esta dicotomia não faz muito sentido, porque muitos candidatos que há poucos meses faziam parte da oposição, recentemente se tornaram situação para tentar garantir sua vaga no cenário político nacional.

No texto bíblico em epígrafe, percebemos que algumas pessoas procuraram o profeta Jeremias, desejosos de saber a vontade de Deus. Eles se mostraram humildes e manifestaram um profundo interesse em ouvir a direção divina para suas vidas (Jr. 42: 1-6). Eles verbalizaram uma profissão de fé bem elaborada e se mostraram dispostos a obedecer totalmente o que Deus lhes dissesse por meio do seu profeta.

Dez dias se passaram e então o profeta Jeremia trouxe a resposta tão esperada. Junto com a resposta veio também uma séria advertência divina, porque Deus já sabia de antemão que aquelas pessoas iriam se opor a Sua vontade. Aqueles homens tinham um coração incrédulo e por isso insistiram em seguir suas próprias ideias em detrimento da vontade de Deus (os capítulos 43 e 44 nos apresentam o desfecho da história). Estes homens eram “da oposição” e não se mostraram nem um pouco tendenciosos a mudar de opinião em relação ao que ouviram do profeta Jeremias. Em pouco tempo eles deixaram “a situação” (demonstrada pela pronta disposição em saber qual era a vontade de Deus) e se tornaram opositores do plano do Senhor.

Em Jeremias 43:2, fica bem clara a discordância destes homens que procuraram saber a vontade de Deus. Eles disseram abertamente ao profeta: “ – Tudo o que você falou é pura mentira!”, ou seja, discordaram abertamente da boa, perfeita e agradável vontade de Deus para as suas vidas. A reação deles demonstrou uma total oposição aos propósitos do Senhor e uma enorme incredulidade em seus corações. Então podemos afirmar, com base neste texto bíblico que a oposição à Vontade de Deus está relacionada com a incredulidade no coração.

A incredulidade não está restrita aos que não professam sua fé na pessoa e obra de Cristo Jesus. Infelizmente a incredulidade pode brotar no nosso coração, mesmo sendo cristão professos. A advertência do escritor aos hebreus deve nos servir de alerta também: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo” (Hebreus 3:12). Uma avalanche de incredulidade pode sufocar o nosso coração, e então teremos dificuldades para viver de modo agradável a Deus. A desconfiança ou a dúvida com relação à Palavra de Deus são fortes indicativos de incredulidade brotando no coração. Um coração incrédulo na verdade é uma afronta ao Senhor pois em Hebreus 11:6 lemos: “Sem fé é impossível agradar a Deus.” Não há possibilidade nenhuma de vivermos de modo agradável a Deus enquanto o nosso coração abriga incredulidade.

OBS.: Nas próximas postagens apresentarei três razões que provam que a oposição à vontade de Deus está diretamente relacionada com a incredulidade no coração. Acompanhem as atualizações deste Blog!

Nenhum comentário: