sábado, 18 de setembro de 2010

A reencarnação X O Evangelho

Por que a reencarnação é um ensino totalmente contrário ao Evangelho? Acho que este assunto nunca foi tratado aqui no blog, mas eu gostaria de apresentar alguns argumentos bíblicos para mostrar a você que a reencarnação é um ensino que não tem ligação nenhuma com o Evangelho de Cristo. Novelas, filmes e reportagens na televisão estão insistindo neste tema da reencarnação e muitas pessoas estão sendo enganadas. O "mito" que se formou em torno da pessoa de Chico Xavier, já rendeu milhões de dólares ao cinema nacional. Mas devemos ser cristãos bereanos, que analisam tudo de acordo com as Escrituras. Então, quais são as contradições da reencarnação em relação ao Evangelho?

Examinando a Bíblia não encontramos nenhum versículo bíblico em que apareça a palavra "reencarnação" ou o verbo “reencarnar”. A Bíblia sempre se refere à ressurreição, na qual os corpos de todos que morreram voltarão à vida para o juízo final. A reencarnação é um dos pontos fundamentais do Espiritismo e se baseia em várias religiões orientais, que afirmam que a alma do homem está sempre em evolução e precisa voltar novamente ao mundo para se aperfeiçoar.

No centro deste ensino sobre a reencarnação, os seguidores do espiritismo dizem que o homem deve praticar muitas boas obras e fazer caridades para conseguir a evolução da alma. Ou seja, a homem tem que alcançar estágios mais elevados baseando-se nos seus méritos. Para os que acreditam nesta evolução, Jesus foi apenas o espírito mais evoluído que passou pela terra. Nascer, morrer, renascer e progredir sempre, esta é a proposta da reencarnação. Agora, se você observar bem, se a reencarnação fosse verdadeira mesmo, depois de tanto aperfeiçoamento das pessoas reencarnadas este mundo em que vivemos deveria estar muito melhor. Mas parece que as pessoas estão se denegrindo cada vez mais porque não há progresso moral neste mundo.

Não encontramos nenhuma base nas Escrituras para a reencarnação, pois a Bíblia afirma no livro de Hebreus que "aos homens está destinado morrer uma só vez, e depois disto segue-se o juízo" (Hb. 9:27). Não há nenhuma segunda oportunidade para que alma de uma pessoa possa ser aperfeiçoada vivendo em outro corpo. A vida nesta terra é única e depois da morte, quando a alma passa para o estado eterno, já não há possibilidade de novos ajustes. Além disso, a proposta do Evangelho é totalmente contrária aos atos de justiça e caridade que as pessoas praticam com o objetivo de buscar a perfeição da alma.

O evangelho de Cristo é totalmente diferente. Ele não está baseado em méritos porque é a graça de Deus que opera na vida do crente para salvação e santificação. A reencarnação não admite a existência do inferno e nem do pecado, porque o homem está neste processo constante de evolução. Mas a Bíblia apresenta o pecado como a causa da separação eterna entre o homem e Deus, e somente o Evangelho é o poder de Deus para livrar o homem da condenação eterna. Quando há arrependimento e fé no sacrifício de Cristo, Deus concede a Sua Graça e o homem recebe o perdão dos seus pecados. Somente assim ocorre a justificação diante de Deus, que é um ato no qual o Senhor nos declara justos por causa de cristo. Ninguém será justificado diante de Deus por confiar nas suas obras de caridade, como a reencarnação ensina.

Não seja iludido pelo falso ensino da reencarnação que as novelas e os filmes tanto enfatizam. O caminho para agradar a Deus é buscar a essência do Evangelho. E a pergunta que verdadeiramente vale a pena ser bem respondida é a seguinte: você já tem a firme convicção de que ao morrer, um dia será ressuscitado para encontrar-se com Cristo e viver eternamente no céu?


MARCOS AURÉLIO DE MELO
MEDITAÇÃO PARA O PROGRAMA DE RÁDIO

Nenhum comentário: