sexta-feira, 22 de maio de 2009

Um apelo ao estudo da Teologia

Já faz um bom tempo que postei algum texto do escritor A. W. Tozer. Então para não perder este bom costume, extraí do livro “O melhor de A. W. Tozer” esta pequena citação na qual o autor destaca a importância da Teologia diante de todas as demais “logias”. O título do texto original é: Não existe substituto para a Teologia. É importante observar que o segredo da vida é teológico, como Tozer mesmo nos ensina. Destaquei algumas frases em negrito. Vamos à leitura.


"A negligência atual das Escrituras inspiradas por parte do homem civilizado é uma vergonha e um escândalo; pois essas mesmas Escrituras lhe dizem tudo o que ele quer saber ou deveria saber, sobre Deus, sua própria alma e o destino humano. É irônico que os homens gastem vastas somas de dinheiro e tempo num esforço para descobrir os segredos de seu passado, quando o futuro é tudo que deveria realmente importar-lhes.

Homem algum é responsável pelos seus ancestrais; o único passado do qual deve dar contas é aquele relativamente curto que viveu aqui na terra. Aprender como posso escapar da culpa dos pecados cometidos em meu breve ontem, como posso viver livre do pecado hoje e entrar finalmente na presença abençoada de Deus num feliz amanhã - isso é mais importante para mim do que qualquer coisa que possa ser descoberta pelo antropólogo. Parece-me uma estranha perversão de interesses fitar demoradamente o passado, o pó, quando estamos equipados para fixar os olhos no alto, na glória.

Tudo o que me impeça de chegar à Bíblia é meu inimigo por mais inofensivo que pareça. Tudo o que prenda minha atenção quando deveria estar meditando sobre Deus e as coisas eternas prejudica minha alma. Se os cuidados da vida apagaram de minha mente as Escrituras, estarei sofrendo uma perda irreparável. Se eu aceitar qualquer outra coisa além das Escrituras estarei sendo enganado e roubado, resultando em eterna confusão.

O segredo da vida é teológico e a chave para o céu também. Aprendemos com dificuldade, esquecemos facilmente e sofremos muitas distrações. Devemos portanto, decidir com firmeza estudar teologia. Devemos pregá-la do púlpito, cantá-la em nossos hinos, ensiná-la aos filhos e fazer dela tema de conversa quando nos reunimos com os amigos cristãos."

Texto de A. W. Tozer (Não existe substituto para a Teologia)
Extraído do Livro: O melhor de A. W. Tozer - Mundo Cristão

Nenhum comentário: