sexta-feira, 15 de maio de 2009

Combatendo a ansiedade

Nós podemos combater a ansiedade gerada pela descrença, confiando nas promessas de Deus. Vou citar alguns exemplos:

Quando estou ansioso com alguma situação de risco ou alguma reunião, eu combato a descrença com a promessa: "Não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça " (Isaias 41:10).

Quando estou ansioso pelo meu ministério ser inútil ou vazio eu luto contra a ansiedade com a promessa: "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes, fará o que me apraz, e prosperara naquilo para que a enviei" (Isaias 55:11).

Quando estou ansioso por estar fraco demais para o meu trabalho eu combato com a promessa de Cristo: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza ( 2 Coríntios 12:9), e "E a forca será como os teus dias" (Deuteronômio 33:25).

Quando estou ansioso sobre decisões que tenho que tomar em relação ao futuro, eu combato a descrença com a promessa: "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos" (Salmos 32:8).

Quando estou ansioso em enfrentar os meus oponentes, eu combato a descrença com a promessa: "Se Deus é por nos, quem será contra nos?" (Romanos 8:31).

Quando eu estou ansioso por estar doente eu combato a descrença com a promessa de que "a tribulação produz a paciência e a paciência a esperança, e a esperança não traz confusão" (Romanos 5:3 – 5).

Quando eu estou ansioso por estar ficando velho, combato a descrença com a promessa que diz: "E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos trarei, eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos guardarei." (Isaías 46:4).

Quando estou ansioso sobre morrer, eu combato a descrença com a promessa: "Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Foi para isto que morreu Cristo, e tornou a viver: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos." (Romanos 14:9 – 11).

Quando estou ansioso de que possa naufragar da fé e ficar longe de Deus, eu combato a descrença com várias promessas: "Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1:6). "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Tessalonicenses 5:23). "Pode também salvar, perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo para sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:25).


Dicas do pastor John Piper

Nenhum comentário: