terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Um alinhamento indispensável

TEXTO-BÍBLICO: AGEU 1:1-11

INTRODUÇÃO

O alinhamento e o balanceamento veicular são fundamentais, uma vez que o sistema de suspensão e os pneus estão expostos a um processo normal de desgaste em função das condições de uso do veículo. O uso indevido do veículo e a má conservação de estradas (buracos, pedras, ausência de asfalto) contribuem para acelerar o processo de desgaste dos componentes do sistema de suspensão e direção, o que além de comprometer a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível.
Por esses motivos recomenda-se uma análise periódica no sistema de suspensão do veículo através de equipamentos apropriados para realizar ajustes corretivos, seguindo tolerâncias específicas de cada veículo determinadas pelos próprios fabricantes. Para evitar acidente ou maiores prejuízos, é importante fazer o alinhamento a cada 5.000km rodados ou a cada troca de pneus, ou antes de realizar uma viagem. O alinhamento dos faróis também é um importante item de segurança que necessita periodicamente ser verificado, para evitar o ofuscamento dos outros motoristas.
Mas hoje eu gostaria de abordar sobre outro tipo de alinhamento. Muito mais importante do que ter os pneus do carro devidamente alinhados, é indispensável que a vida do crente esteja devidamente alinhada com a vontade de Deus. Este alinhamento com a vontade de Deus precisa ser contínuo para que graves problemas não aconteçam. Não podemos esperar a data de uma “revisão espiritual”, é importante diagnosticar se estamos alinhados com a vontade de Deus diariamente. Sabemos que é perigoso fazer uma viagem com o veículo desalinhado, mas é extremamente mais perigoso estar com a vida desalinhada com a vontade do Senhor.

O texto bíblico em Ageu 1: 1-11 nos apresenta a exortação do profeta Ageu a um povo que estava totalmente desalinhado com a vontade do Senhor. Lembremos que a vontade de Deus era bem clara: o seu templo deveria ser reerguido para que o povo se ajuntasse em adoração novamente. O verso 8 não deixa dúvidas: "Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR." O que é agradável a Deus deve ser agradável também ao cristão.
Deus despertou até reis ímpios para cumprir os Seus desígnios – todo o processo de retorno do exílio prova que a boa mão do Senhor estava governando a história. Ciro, o rei da Pérsia, emitiu um decreto autorizando o retorno dos exilados para reconstruir o templo em Jerusalém (Ed. 1:1-4). Não há duvida de que sob a vontade soberana de Deus, o reinado de Ciro foi usado para levar os israelitas de volta à sua terra natal, depois de permanecerem setenta anos no exílio. Desta forma, muitas pessoas começaram a voltar para Jerusalém. A reconstrução do templo foi iniciada, mas logo foi abandonada. Depois de aproximadamente 20 anos, no ano 520 a.C, o profeta Ageu entra em cena para despertar o povo. As palavras de Ageu neste contexto serviram para alinhar o povo com a vontade de Deus. Então, tendo como base as advertências feitas por intermédio do profeta Ageu, eu gostaria de afirmar o seguinte:

“PARA ALINHAR-SE COM A VONTADE DE DEUS O CRISTÃO PRECISA REMOVER ALGUNS OBSTÁCULOS”

O desejo de todo crente deve ser alinhar-se com a vontade de Deus, para que o seu viver seja agradável ao Senhor. Se não é este o nosso sincero desejo, estamos perdendo o nosso tempo. O cristão genuíno almeja sempre estar no rumo certo, desfrutando cada dia da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Deus requer dos seus filhos um comportamento condizente com a Sua Vontade revelada nas Escrituras. Quando a vida do crente está desalinhada em relação à vontade de Deus é porque existem certos obstáculos que não foram removidos. Qualquer obstáculo que nos impede de realizar a vontade de Deus não pode ser tolerado. Se estivermos rendidos diante destes obstáculos, é um claro sinal de não estamos vivendo para a glória de Deus. É por isso que é relevante identificar e remover estes obstáculos, para que possamos prosseguir na caminhada com Cristo, sempre mantendo o alinhamento com a vontade d’Ele para as nossas vidas. O rumo certo na vida cristã só é possível quando estamos alinhados com a vontade do Pai.

Que obstáculos o cristão precisa remover para alinhar-se com a vontade de Deus? De acordo com este texto o cristão precisa remover três obstáculos para alinhar-se com a vontade de Deus, que serão abordados neste sermão.

OBS.: ESTE SERMÃO CONTINUA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS.

Nenhum comentário: