quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Incoerência para definir as prioridades

TEXTO: AGEU 1:1-11

PARA ALINHAR-SE COM A VONTADE DE DEUS O CRISTÃO PRECISA REMOVER ALGUNS OBSTÁCULOS

2º OBSTÁCULO: A INCOERÊNCIA PARA DEFINIR AS PRIORIDADES (Vs. 3, 4 e 9c)
"É tempo de habitardes vós em casas apaineladas (casas de fino acabamento), enquanto esta casa permanece em ruínas?" (vs. 4) e "cada um de vós corre por causa de sua própria casa” (vs. 9c). A NVI traduziu da seguinte forma: “cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.”

Para o povo de Israel pós-exílico, que não estava alinhado com a vontade do Senhor, o luxo deveria vir primeiro. Eles estavam construindo casas “apaineladas” – isto é, de fino acabamento. A ideia original do versículo aponta para forros feitos de cedro, um tipo de madeira nobre e requintada. As casas construídas com perfeição eram uma prova cabal de que o povo tinha outras prioridades, por exemplo, conforto e segurança. Os judeus resolveram investir em mansões belíssimas e deixaram de lado o projeto de reconstrução do templo do Senhor. O povo foi incoerente ao evitar os investimentos na casa do Senhor e priorizar investimentos astronômicos em suas próprias casas.
A incoerência para definir prioridades é claramente perceptível neste texto. O judeu sem um templo fica sem fundamentos, porque toda a lei mosaica estava alicerçada em sacrifícios no templo e festas anuais. Nesta época, todas as cerimônias e comemorações judaicas estavam em plena vigência mesmo após o cativeiro na Babilônia. Assim, seria imprescindível que o povo judeu reconstruísse primeiro o templo, onde poderiam oferecer holocaustos e ofertas pacíficas pelo pecado da nação e por pecados individuais. Mas a prioridade ao retornar do exílio não foi essa, tendo em vista que o povo se ocupou em erguer palácios onde dormiriam confortavelmente. Após 70 anos de cativeiro, a prioridade deveria ser reconstruir com diligência o lugar onde poderiam adorar ao Deus Eterno.
A escolha feita pelo sobrinho de Abraão, Ló, serve para ilustrar como as prioridades equivocadas atrapalham a nossa vida. Em Gênesis 13: 10-13, lemos o seguinte: “Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.” Ele foi armando suas tendas mais e mais perto da cidade de Sodoma, onde os homens eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR. Ló fez sua escolha com base em prioridades estritamente vantajosas sob o ponto de vista humano. Mas o homem espiritual guia-se pelo que é importante sob o ponto de vista de Deus. A prioridade do crente deve ser viver como cidadão do reino de Deus, em justiça e santidade, sem iludir-se com o “canto da sereia” deste mundo (1 Jo. 2:15).
Quem deseja seguir a Jesus Cristo deve fazê-lo prioritariamente, sem ocupar-se com assuntos periféricos. Muitas pessoas estão atreladas aos encantos deste mundo e por isso nunca priorizam um relacionamento vivo e autêntico com Cristo. Nesta sociedade competitiva em que impera “a lei da selva” (vence o mais forte), as prioridades estão relacionadas com simplesmente “ganhar a vida.” Mas Jesus faz uma pergunta que vai direto ao xis da questão: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mt. 16:26). Em outra ocasião alguém se apresentou e recebeu o chamado de Jesus para segui-Lo: "A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus lhe respondeu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos" (Lc. 9: 59,60). Jesus não estava pedindo ao homem que desrespeitasse seu pai (que ainda estava vivo), mas sim que colocasse em ordem suas prioridades. A prioridade daquele homem não era seguir resolutamente a Cristo, mas sim, receber a sua parte da herança após a morte do seu pai. Para provar se alguma coisa é a nossa prioridade máxima devemos observar o que estamos dispostos a sacrificar para realizá-la ou tê-la.
Em que aplicamos nossos recursos e talentos prioritariamente? O fato é que nossos valores e prioridades são refletidos na maneira como usamos nossos recursos - tempo, dinheiro, força e talentos. Com certeza, recursos e talentos devem estar a serviço de nosso Salvador, pois fomos comprados com alto preço. O comprometimento integral só será possível à medida que Deus e seu Reino se tornarem os valores mais importantes para nós. Por isso, devemos examinar as nossas prioridades diariamente a fim de constatarmos onde está o peso maior: nos nossos prazeres imediatos ou na vontade de Deus? Será se o bezerro do Senhor não é o primeiro a ser sacrificado?
Quando afirmamos verbalmente que amar a Deus sobre todas as coisas é o primeiro e maior mandamento, devemos viver de modo coerente com esta afirmação. Se Deus é o nosso dono e Cristo é o nosso exemplo, precisamos ser coerentes ao definir nossas prioridades. Para estabelecer nossas prioridades, é importante lembrar que as mesmas coisas que eram importantes para Jesus devem ser importantes para nós. Se alguma coisa tinha grande prioridade para Ele, isso também tem que ter prioridade para nós. Você está com falta de apetite pelo que é celestial? Como está o seu apetite pelas coisas que são do alto? As prioridades que envolvem valores espirituais estão incluídas nos seus planos para este ano? Quais são as suas prioridades para este ano de 2011?

OBS.: ESTE SERMÃO FINALIZA NA PRÓXIMA POSTAGEM.

Nenhum comentário: