terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS

Escola Bíblica Dominical de Jovens - IBR Jd. Amazonas
Livro-texto: ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS
Autor: Larry McCall – Editora Fiel (2009) – 1ª Edição

Versículos-chave: 1 João 2:3-6

O objetivo final de Deus para todos os crentes é que se assemelhem a Jesus Cristo (Rm. 8:29). Já que Deus tem este objetivo, Ele começa a transformar-nos nesta imagem por meio do Seu Espírito, que opera em nós (2 Co. 3:18). Este processo de conformação à imagem de Cristo é chamado em geral de “santificação”: um processo continuado pelo Espírito Santo, que, entretanto, envolve a resposta intencional e a cooperação do crente (Fl. 2:12-13).
Uma dimensão do ensino bíblico sobre santificação está ligada ao exemplo de Jesus, enquanto viveu neste mundo. O exemplo da caminhada de Jesus tem sido freqüentemente ignorado ou até rejeitado mesmo no meio evangélico. Muitas vezes a ênfase sobre a obra objetiva de Cristo e seu sacrifício expiatório coloca a vida exemplar de Cristo em segundo plano. A missão redentora de Jesus foi cumprida na cruz do Calvário, mas o seu procedimento em cada situação ensina ricas lições aos cristãos de todas as épocas. Não podemos ignorar que Jesus mostrou um padrão de vida que deve ser o alvo de todo crente. Deus se agradou do procedimento do Seu Filho unigênito e requer dos Seus filhos adotivos que procedam de igual forma.
Em várias ocasiões Jesus deixou o seu exemplo e espera que seus seguidores andem de acordo com Ele. Quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, Ele afirmou que o Seu exemplo deveria ser imitado (João 13:15). O apóstolo Pedro escreveu a respeito do sofrimento de Cristo por nós, como um exemplo claro (1 Pe. 2:21). Paulo também convoca os crentes a imitarem o exemplo de Cristo (1 Co. 11:1). Com base nestes e em outros textos bíblicos, não resta dúvida que nós, crentes remidos pela graça, devemos prestar atenção à vida de Jesus e seguirmos o seu exemplo.
De acordo com 1 João 2:3-6, um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo pode ser reconhecido por meio da resposta a duas perguntas cruciais:
1) Esta pessoa obedece a Palavra de Deus (3-5a)?
2) Esta pessoa segue os passos da vida de Jesus (5b-6)?

Para atestar a veracidade da nossa fé, o nosso dizer (“eu sou cristão”) deve estar de acordo com nossa conduta (“andando nos passos de Jesus”). A prova verdadeira consiste em avaliar o quanto nossa vida diária é um reflexo claro do caráter de Jesus Cristo, Aquele a quem dizemos estar seguindo. O padrão normal da vida do cristão deve ser refletir o caráter de Cristo, enquanto interage com outras pessoas no trabalho, escola ou em sua família. Afinal, todos os princípios e preceitos bíblicos para o cristão têm como objetivo a semelhança com Cristo Jesus.
O autor do livro responde à questão “O que Jesus fez?”, para nos mostrar que existe um padrão de conduta para aqueles que são verdadeiros discípulos do Senhor. Com exemplos concretos partindo das atitudes de Jesus relatadas nos Evangelhos, seremos confrontados a cada capítulo se realmente estamos “andando nos passos de Jesus”. Seremos desafiados a prestar mais atenção às ações de Jesus registradas nos Evangelhos, e aprender com tais ações a andar mais e mais como Ele andou.

PERGUNTAS:

1) Quais são alguns dos atributos do caráter de Jesus que você especialmente gostaria de ver refletidos em sua própria vida como resultado do estudo deste livro?
2) Quais são os perigos de alguém testemunhar sobre a salvação, se o único critério desta pessoa for a proclamação verbal?

“Se não estamos refletindo nitidamente o caráter de Jesus, não podemos afirmar que estamos vivendo para a glória de Deus.”

ESTUDO BÍBLICO INTRODUTÓRIO PARA E.B.D. - JOVENS
MARCOS AURÉLIO DE MELO

Um comentário:

Pastor Edson Sobreira Alves disse...

Excelente livro com um tema maravilhoso para passar para a igreja, eu já usei, obrigado pela recomendação.