quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Indisposição para agir prontamente

TEXTO: AGEU 1:1-11

PARA ALINHAR-SE COM A VONTADE DE DEUS O CRISTÃO PRECISA REMOVER ALGUNS OBSTÁCULOS

1º OBSTÁCULO: A INDISPOSIÇÃO PARA AGIR PRONTAMENTE
"Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada." (vs. 2)

A alegação do povo era de que o tempo para edificar a Casa do Senhor não tinha chegado ainda. Apesar de a obra ter ficado parada por 20 anos, o povo não tinha pressa em reconstruir o templo. A inércia do povo demonstrava o seu total desinteresse em ver a obra recomeçar, e por isso davam tempo ao tempo. Este comportamento indolente mostra claramente que seus corações não estavam inflamados pela necessidade de adorar ao Senhor novamente no seu Santo Templo. “Não veio ainda o tempo”, era um modo de expressar a completa indisposição deles em recomeçar a obra que estava abandonada. O decreto expedido pelo rei persa Dario exigia que a obra de reconstrução do templo fosse feita com pontualidade (Ed. 6:12), mas mesmo com este decreto não houve maiores avanços na obra até a exortação do profeta Ageu.
Quando Cristo convocou os seus discípulos, observamos uma palavra que expressa prontidão: “imediatamente” ou “no mesmo instante” (Mt. 4:22, 22). Os discípulos que eram pescadores deixaram imediatamente suas redes e seguiram a Jesus. Da mesma forma quando Deus requisitou que o filho de Abraão fosse oferecido como sacrifício no monte Moriá, não houve nenhuma morosidade da parte de Abraão em atender à ordem do Senhor. Ele prontamente obedeceu (Gn. 22). Outro exemplo é encontrado no livro de Atos. Filipe recebeu uma ordem: “Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi” (Atos 8:26). Não houve nenhuma relutância da parte de Filipe, pois ele estava interessado em fazer a vontade de Deus em qualquer lugar que fosse. O chamado de Deus exige prontidão e disposição, pois a falta de diligência é um atestado de nosso desalinhamento com a vontade do Senhor.
Outro nome para este obstáculo na vida do crente é “procrastinação” – a palavra vem do latim procrastinatus: pro (à frente) e crastinus (de amanhã). A procrastinação na vida cristã é um grande empecilho para o crente alinhar-se com a vontade do Senhor. O ditado que se tornou prática para muitos cristãos é “nunca deixa para fazer amanhã, o que você pode fazer depois de amanhã.” E enquanto houver amanhã, a morosidade persiste. Quando o crente se torna dominado por esta apatia e sem disposição para agir com a urgência devida, é sinal de um grave descompasso com a agenda divina. O sábio Salomão nos deixou a seguinte advertência: “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” (Eclesiastes 11:4).
O crente não pode ser um prisioneiro da procrastinação, sempre arrumando desculpas para a sua letargia. O cristão que deseja alinhar-se com a vontade do Senhor, precisa ter prontidão para agir no tempo que se chama HOJE. No livro aos Hebreus 3:7-8, o autor desafia os leitores a uma postura diferente do povo de Israel que não entrou na terra prometida: “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto.” Não podemos protelar as mudanças que Deus requer que façamos em nossas vidas hoje. Não podemos ser tão morosos em realizar a obra do Senhor. A procrastinação é um pecado que nos afasta de exercer as responsabilidades que Deus nos dá hoje.
A morosidade espiritual contamina toda a nossa vida. As mudanças que Deus requer de nós muitas vezes são adiadas e os ajustes que precisam ser feitos, são deixados para “depois”. Como já sabemos, existem crentes que são eternas promessas – nunca resolvem tomar uma atitude para alinhar-se com a vontade de Deus e sempre estão afundados numa letargia espiritual. Assim, resolvem procrastinar decisões que são urgentíssimas em suas vidas e, por isso, sofrem as conseqüências desta negligência. Entra ano e sai ano e nada de efetivo é observado em suas vidas. As orientações divinas para o crente devem ser implantadas imediatamente, isto é, sem delongas. Muitos crentes estão com suas vidas estagnadas porque nunca se dispõem a agir com diligência.
Existe alguma decisão, posicionamento ou atitude que está sendo protelada e adiada? Deus nos apresenta por meio da Bíblia algumas mudanças que precisamos empreender com urgência em nossas vidas. Será que você está negociando condições para perdoar alguém enquanto observa o tempo passar? Ou será que existe alguma ajuda que você pode prestar a alguém e ainda não deu o primeiro passo? Lembre-se de Provérbios 3:27-28: “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem precisa. Não diga ao seu próximo: ‘Volte amanhã e eu lhe darei algo’, se pode ajudá-lo hoje.” Quais são os ajustes em sua vida que estão sendo adiados há muito tempo? Hoje é o tempo para realizar tais ajustes, para a glória de Deus. Enquanto não removermos o obstáculo da indisposição para agir prontamente, não estaremos aptos para experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nosso viver.

OBS.: ESTE SERMÃO CONTINUA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS.

Nenhum comentário: