quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Insensibilidade para discernir

TEXTO: AGEU 1:1-11

PARA ALINHAR-SE COM A VONTADE DE DEUS O CRISTÃO PRECISA REMOVER ALGUNS OBSTÁCULOS


3º OBSTÁCULO: INSENSIBILIDADE PARA DISCERNIR A DESAPROVAÇÃO DIVINA (vs. 5 e 7)
"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado." A palavra “considerar” significa refletir seriamente sobre a situação, ponderar com atenção, avaliar os fatos, analisar com cuidado. A NVI traduziu assim: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram" e outra versão: "Pensem bem no que tem acontecido com vocês."
A história recente testemunhava contra o procedimento do povo de Israel. Havia claros indicativos que Deus não estava aprovando esta negligência da construção do templo: o dinheiro não dava para nada, o alimento não saciava, as vestimentas não tinham qualidade, a produção agrícola estava em crise, os recurso eram escassos. Enfim, a bênção de Deus não repousava sobre os que retornaram do exílio por conta da desobediência. Os fatos apontavam claramente que tinha algo errado. Todos estes acontecimentos deveriam ter chamado a atenção do povo para a desaprovação do Senhor. O grande problema é que o povo estava insensível e não teve o discernimento espiritual diante dos fatos. O profeta Ageu foi enviado pelo Senhor para mostrar que o povo não estava alinhado com a vontade de Deus, por conta desta insensibilidade espiritual.
O exemplo do rei Davi ilustra este tópico. Após cometer os pecados de adultério, mentira e assassinato, seu coração se tornou insensível. Mas o texto bíblico relata que aquele procedimento de Davi não passou despercebido aos olhos do Senhor: “Passado o luto [pela morte de Urias], Davi mandou buscá-la [Batseba] e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR” (II Sm. 11:27). A NVI traduz assim: “o que Davi fez desagradou ao Senhor.” Mas o rei Davi não estava sensível para perceber a desaprovação divina. Apesar de toda a angústia pessoal (descrita no Salmo 32:3: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia”), somente após a repreensão do profeta Natã é que a ficha realmente caiu e Davi admitiu a sua culpa diante de Deus suplicando por misericórdia e graça (Salmo 51).
Quando o Espírito Santo nos convence de pecado, geralmente este convencimento é acompanhado de um profundo pesar no coração por termos desagradado ao Senhor. Somos incomodados por saber que ferimos ao nosso Deus que é santo, e, muitas vezes perdemos até o sono. A partir deste ponto temos duas alternativas: ou nos rendemos imediatamente e nos alinhamos com a vontade do Senhor, ou permanecemos insensíveis e continuamos desalinhados em relação à vontade divina. É como um motorista que percebe a luz do óleo acesa no painel do seu carro e tem duas alternativas: parar o carro e providenciar o conserto, ou quebrar a luz do painel e continuar sua viagem. Com certeza ele não irá muito longe!
Há muitos crentes que não percebem que estão enfrentando um período disciplinar por causa de sua desobediência. Em vários momentos os fatos indicam que Deus não está aprovando suas atitudes, mas ainda continuam cegos e com corações endurecidos. Às vezes a reprovação divina vem através de um irmão (um Natã) que nos traz um alerta com base em princípios bíblicos claros. Na maioria dos casos, a resistência diante da repreensão de um irmão se torna ainda maior e assim a consciência se torna mais insensível. O pecado ocasiona sérias lesões na consciência espiritual e tem um poder cauterizador, tornando a pessoa insensível às repreensões divinas. Mas a verdade é que não se ganha nada fazendo vista grossa diante da reprovação do Senhor. Enquanto o crente permanece mergulhado nesta insensibilidade para discernir a reprovação de Deus, é certo que ele não vai conseguir alinhar-se com a vontade do Senhor. Este obstáculo na vida do cristão é o resultado direto de um abandono da comunhão íntima e pessoal com Deus.
O crente precisa desenvolver a sensibilidade espiritual para perceber que está andando fora dos trilhos. Esta sensibilidade não nasce da noite para o dia. É um processo contínuo e crescente que se aperfeiçoa através da comunhão com Cristo e da meditação nas Escrituras. O crente que negligencia estes recursos nunca se tornará sensível diante da desaprovação divina. Deus pode utilizar situações da vida para mostrar que não está de acordo com o nosso procedimento, mas Ele nos comunica a Sua vontade principalmente por meio da Sua Palavra. É urgente a necessidade de um alinhamento com a vontade Deus conforme revelada na Bíblia.
Meu irmão, você tem percebido evidências em sua vida que mostram a reprovação de Deus por alguma atitude sua? Ultimamente, você tem sido incomodado pelo Espírito Santo de Deus para mudar de postura com relação a algum procedimento pecaminoso? Não permaneça insensível diante destas evidências e recorra a Cristo em oração o quanto antes para que o seu coração não endureça ainda mais. O crente que se mantém rebelde e insensível mesmo sendo repreendido não terminará bem (Provérbios 29:1).

MARCOS AURÉLIO DE MELO
SERMÃO EM AGEU 1

Nenhum comentário: