segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cinco razões para andar nos passos de Jesus

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – JOVENS
IBR JARDIM AMAZONAS

ANDANDO NOS PASSOS DE JESUS

Inúmeras pessoas ao longo dos séculos já professaram que são seguidores de Jesus Cristo. No entanto, é extremamente necessário que os discípulos de Cristo conheçam o caráter do Senhor e Salvador que afirmam seguir. O tipo de caráter que é visto em Jesus deve ser visto em nós também. Será que a nossa vida é um reflexo do caráter de Jesus? E por que é importante que o crente queira parecer mais e mais com Cristo? Veremos que existem pelo menos cinco razões que explicam por que devemos andar nos passos de Jesus e parecer com Ele.

1ª razão – PARECER COM CRISTO É NOSSO CHAMADO
Em Mateus 11:28-30, Jesus faz um chamado que ecoa ainda hoje. O próprio Cristo nos deu a graciosa ordem de ir a Ele a fim de aprender. Neste contexto, a expressão “aprender de Cristo” significa render-se diante da Sua autoridade e imitar o Seu maravilhoso exemplo.
Não somos chamados, em primeiro lugar, a uma instituição ou a uma doutrina em particular, e sim, a uma Pessoa verdadeira. É do caráter dessa Pessoa que o discípulo precisa aprender. O rei Jesus nos chama para que nos aproximemos dele (“vinde a Mim”) porque esta comunhão é essencial no processo de discipulado. O chamado de Cristo não pode ser negligenciado por aqueles que colocam a mão no arado! Quando respondemos a este chamado, nossos primeiros passos com Cristo devem ser caracterizados pela atitude de imitá-Lo.

2ª razão – PARECER COM CRISTO É NOSSA OBRIGAÇÃO
Em 1 João 2:5b-6 lemos que “andar assim como Cristo andou” é um dever para o verdadeiro cristão. Neste versículo encontra-se mais um imperativo bíblico. Já que é um dever, obviamente não temos outra opção confirmada pelas Escrituras. A nossa profissão de fé verbal necessariamente precisa ser acompanhada de mudanças efetivas que nos assemelham a Jesus. “Fé em Jesus como Salvador e conformidade com seu caráter são inseparáveis.”
A Bíblia não faz uma sugestão para seguirmos o exemplo de Cristo, pois o Seu exemplo não é opcional para o cristão (Jo.13:15; Fl. 2:5; 1 Pe. 2:21). Ser como Cristo é um padrão obrigatório para o cristão de todas as épocas.

3ª razão – PARECER COM CRISTO É NOSSA MOTIVAÇÃO
Quanto mais conhecemos a Cristo, mais desejamos conhecê-Lo. E quanto mais o conhecemos, passamos a ser mais parecidos com nosso Salvador em nosso dia-a-dia. O crescimento em conformidade com o caráter de Jesus é um santo anseio que impulsiona o cristão. Com isto em mente, se o seu viver encontra-se estagnado, reavalie com urgência os seus anseios espirituais. Você anseia ser mais parecido com Cristo a cada dia? Seus planos e metas incluem assemelhar-se com Cristo?

4ª razão – PARECER COM CRISTO É NOSSO TESTEMUNHO
Muito do que o mundo conhece a respeito de Jesus Cristo resulta da observação da vida daqueles que alegam estar unidos a Cristo. Os cristãos do primeiro século tinham plena convicção da importância de imitarem o caráter de Jesus. Naquela época, o que os descrentes sabiam a respeito de Cristo era comunicado de duas formas: testemunho verbal e a vida transformada dos cristãos. Era essencial que cada crente pregasse com sua vida, embelezando assim a doutrina e recomendado-a a outros. Nada dificulta mais o testemunho da igreja cristã do que a distância entre nossas afirmações e o nosso agir, entre o Cristo que proclamamos verbalmente e o que apresentamos em nossas ações.

5ª razão – PARECER COM CRISTO É NOSSO DESTINO
Paulo escreveu a respeito do destino que Deus planejou para os Seus filhos em Romanos 8:28-29. O “bem” sobre o qual Paulo escreve é a conformidade com a imagem de Cristo. Deus já tinha o plano de redenção e restauração traçado deste a eternidade. Tendo em vista o grande alvo da nossa redenção, Deus faz tudo em nossa vida para o “bem” de nos tornar parecidos com Cristo. (1 Jo. 3:2).
Se o propósito eterno de Deus é nos conformar à imagem de Cristo, precisamos estar interessados em aprender tudo que pudermos sobre o exemplo que Cristo nos deixou, para que possamos imitá-Lo em nosso viver.

PERGUNTAS:
1 – Do ponto de vista bíblico, o que é maturidade cristã?
2 – “Deus tem a intenção de nos tornar parecidos com Cristo.” Quais as implicações desta verdade?

Adaptação do Capítulo 1
Livro: Andando nos passos de Jesus
Autor: Larry McCall

Nenhum comentário: