quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cristo é indispensável

Texto Bíblico: Lucas 9:10-17

“A COMUNHÃO COM CRISTO É INDISPENSÁVEL PARA UMA CONFORMAÇÃO COM DEUS”

Três motivos porque a comunhão com Cristo é indispensável para uma conformação com Deus

1. PORQUE ÀS VEZES AS SOLUÇÕES MAIS FÁCEIS NÃO REFLETEM EM NADA A VONTADE DE DEUS (v.12)

O campo da Galiléia era cheio de vilas, mas Jesus havia deixado seus seguidores a alguma distância das vilas mais próximas. O dia começava a declinar, provavelmente entre 15:00 e 18:00h. O termo despedir tem a idéia de “desarrear os animais de carga, afim de que descansem”, liberá-los. Isso parecia à idéia mais apropriada e sensata para o momento, afinal de contas eles estavam em alguma região pouco ou não habitada. Servir a Deus nunca foi sinônimo de comodismo ou facilidades. Cuidado com as propagandas enganosas que veiculam por aí. Às vezes as nossas idéias até que são razoáveis, passam por muitos crivos, recebem a aprovação de muita gente de dentro e fora da igreja. Ainda assim precisamos de mais do que isso. Não são as facilidades ou dificuldades de uma circunstância que legitimarão ou deixarão de legitimar nossas ações. E sim se Deus está ou não nela. Se ela reflete ou não a vontade de Deus.

2. PORQUE ÀS VEZES OS DESAFIOS MAIS NOBRES NOS PARECEM IMPRATICÁVEIS MESMO SENDO FEITOS POR DEUS (v.13)

Os discípulos estavam preocupados com o bem-estar daquela multidão. E por isso é que sugeriam que o Senhor a despedisse. Mas o Senhor tem um plano melhor: "Dai-lhes vós mesmos de comer." Mas como?! Até grandes cidades das imediações teriam menos de três mil habitantes, alimentar a multidão seria impossível! Além disso, seria preciso em média uma soma de duzentos dias de salário de uma pessoa (algo em torno de sete meses de trabalho duro) para alimentar a grande multidão reunida. Jesus só poderia estar brincando. Você concorda com essa idéia? Não! Jesus, não estava brincando. Acontece que ele não disse: "Façam um milagre, olhem para dentro de vocês, pois encontrarão reserva de poder suficiente!" Ele estava ali com eles. Em muitas outras ocasiões ele já havia lhes valido e não seria agora que deixaria de fazê-lo, eles poderiam contar com ele.

3. PORQUE ÀS VEZES AS PARTES MAIS ELUCIDANTES DE UM PLANO CELESTE NÃO NOS SÃO REVELADAS DE INÍCIO POR DEUS (V.14-17)

Os discípulos não sabiam das intenções do Senhor. Até o momento onde Jesus manda os discípulos acomodar aquelas pessoas em grupos de cinqüenta, pega aqueles cinco pães e dois peixes e divide e passa para os discípulos, eu creio que os discípulos ainda estavam no ar. Até então eles ainda se esqueciam das coisas muito facilmente. O próprio Jesus em certa ocasião lhes pergunta: "Vocês se esqueceram?", e menciona não só este primeiro milagre da multiplicação dos pães, mas também o segundo. Para por fim o constrangimento de terem se esquecido de levar pão. Às vezes as partes mais esclarecedoras de um plano de Deus não nos são reveladas de início. Estão lembrados do que Jesus disse certa feita para a Pedro, que o questionava? "O que eu faço, não entendeis agora, depois entendereis." Servir a Deus não significa ter todas as respostas. Às vezes faltam as respostas objetivas, mas a comunhão com Cristo jamais deixará o nosso coração vazio de certezas.


Esboço resumido da mensagem pregada na Igreja Batista Regular do Jardim Amazonas pelo pastor Argemiro Filho, no dia 14.06.2009. A temática trata da indispensabilidade da comunhão com Cristo na vida do cristão, baseado no texto bíblico em Lucas sobre a multiplicação dos pães e peixes.

Nenhum comentário: