segunda-feira, 15 de junho de 2009

Uma ilustração muito pertinente

Cristão na casa de Intérprete

Depois Intérprete tomou Cristão pela mão e o conduziu a uma sala cheia de poeira, porque nunca fora varrida, e, tendo ordenado a um dos criados que a varresse, levantou-se tal nuvem de poeira que Cristão ia ficando sufocado. Disse Intérprete, então, a uma jovem, que os acompanhava, que borrifasse a casa com água, e assim pôde varrer a casa sem dificuldade.

CRISTÃO: "Que significa isto?"

INTÉRPRETE: "A sala representa um coração que nunca foi santificado pela doce graça do Evangelho; a poeira é o pecado original e a corrupção interior que contamina todos os homens; o criado que principiou a varrer é a lei, e a jovem que trouxe água e a borrifou a sala é o Evangelho. Certamente notaste, quando o primeiro criado começou a varrer, que se levantou tanta poeira, que foi absolutamente impossível continuar, e quase estiveste a ser asfixiado. Isso significa que a lei, em lugar de limpar o corações do pecado, o faz reviver cada vez mais (Rm. 7:9), dá-lhe mais força (I Co. 15:56), e o faz crescer na alma (Rm. 5:20), ao mesmo tempo que o denuncia e o prescreve, sem dar a força necessária para o vencer. O fato de ter sido possível varrer e limpar a sala, depois que a jovem borrifou água, significa que, quando o Evangelho entra no coração, vence e subjuga o pecado com sua doce e preciosa influência. Limpa a alma que nele crê e torna-a digna de ser habitada pelo Rei da Glória (Jo. 15:3; Rm. 3:25-26; Ef. 5:26; At. 15:29 e Jo. 15:13)."


Autor: JOHN BUNYAN

Extraído do livro "O Peregrino", cuja primeira edição data de 1678. Este é um verdadeiro clássico da literatura cristã que vale a pena ser lido com o coração atento às lições implícitas na alegoria criada por Bunyan.

Nenhum comentário: