terça-feira, 9 de junho de 2009

A tocha da evangelização

"Através do Seu próprio Filho, e por meio dEle, o coração de Deus bate de uma forma evangelística."


Na verdade, a tocha da evangelização foi acesa originalmente, no Velho Testamento. Em primeiro lugar foi acesa pelo próprio Deus na primeira promessa messiânica que Ele deu a Adão e Eva, lá no Éden. Vemos isso em Gênesis 3:15: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Ihe ferirás o calcanhar". Aqui, Deus Jeová está agindo como um Deus evangelista. Ele está interceptando Adão e Eva numa relação pactual que eles estavam tendo com satanás e traz para eles a promessa do Messias que haveria de vir: a semente da mulher que haveria de esmagar a cabeça da serpente. Assim, Deus acendeu a tocha antes mesmo de Adão deixar o paraíso e, ainda lá, Ele revela Seu Filho que haveria de vir. Ele próprio é essa tocha!

Para que nós possamos lançar um bom alicerce, devemos dizer que o próprio Deus é o evangelizador por excelência. Através do Seu próprio Filho, e por meio dEle, o coração de Deus bate de uma forma evangelística. Ele não pode negar-Se a Si mesmo. Dessa forma Deus demonstra que tem os meios para levar avante este projeto evangelístico. Ele leva à frente estas boas novas através de todo o Velho Testamento. Através de toda a linhagem de Sete, Noé e de todos os patriarcas; por sua vez, esses patriarcas passam essa tocha para os filhos de Israel. A nação de Israel leva a tocha como quem leva a alma da evangelização. Israel é a alma que conduz à evangelização nos tempos do Velho Testamento, no meio do mundo gentio. Por fim, o último profeta do Velho Testamento, João Batista, foi privilegiado porque ele levou a tocha da evangelização à era do Novo Testamento.

Logo que o Novo Testamento se abre, nós encontramos a tocha, a Pessoa do Senhor Jesus Cristo, que é "as boas novas", o evangelho; Ele é tanto o Salvador quanto a salvação. Quando Cristo começa a realizar o Seu ministério, bem cedo, ele começa a dar aos Seus discípulos instruções bem específicas quanto ao levar a tocha da evangelização. Quando Jesus ressuscitou dos mortos, deu-lhes a grande comissão como vemos em Mateus, capítulo 28.


Joel R. Beeke
Extraído do livro: Evangelização Bíblica - Editora PES

Nenhum comentário: