quinta-feira, 11 de junho de 2009

Definindo discernimento

Na sua definição mais simples, discernimento não é nada mais do que a capacidade de decidir entre a verdade e o erro, entre o certo e o errado. O discernimento é o processo de fazer distinções cuidadosas em nosso pensamento sobre a verdade. Em outras palavras, a capacidade de pensar com discernimento é sinônimo de uma capacidade de pensar biblicamente.

I Tessalonicenses 5:21-22 ensina que é responsabilidade de cada cristão ser criterioso: "julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal." O apóstolo João emite um aviso semelhante quando ele diz, "Não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora." (1 João 4:1).

Segundo o Novo Testamento, o discernimento não é opcional para o crente - ele é necessário. A chave para viver uma vida de pureza reside na sua capacidade para exercer o discernimento em todas as áreas de sua vida. Por exemplo, a incapacidade de distinguir entre a verdade e o erro deixa o cristão sujeito a todo tipo de falso ensino. O falso ensino, em seguida, conduz a uma mentalidade não-bíblica, o que resulta numa vida improdutiva e desobediente - uma receita certa para o fracasso espiritual.

Infelizmente, o discernimento é uma área onde a maioria dos cristãos tropeça. Eles apresentam pouca capacidade de medir as coisas que são apresentadas diante do padrão infalível da Palavra de Deus, e se envolvem involuntariamente em todos os tipos de tomada de decisões e comportamentos não-bíblicos. Em suma, eles não estão armados para tomar uma posição bíblica contra o ataque de pensamentos e atitudes contrárias à Bíbla que enfrentam no dia-a-dia.

O discernimento intercepta a vida cristã em todos os pontos. E a Palavra de Deus oferece-nos o discernimento necessário sobre cada tema da vida. De acordo com Pedro, Deus concedeu-nos tudo referente "à vida e à piedade, através do verdadeiro conhecimento de Deus que nos chamou para a sua própria glória e virtude" (2 Pedro 1:3). É através do "verdadeiro conhecimento de Deus" que nos têm sido doado tudo o que necessitamos para viver uma vida cristã neste mundo caído. E como nós obtemos mais conhecimento verdadeiro de Deus, senão através das páginas de Sua Palavra, a Bíblia? Na verdade, Pedro passa a dizer que tal conhecimento vem de Deus através da concessão de "suas preciosas e mui grandes promessas" (2 Pedro 1:4).

Discernimento - a capacidade de pensar biblicamente sobre todos os aspectos da vida - é indispensável para uma vida de pureza. Compete ao cristão assimilar o discernimento que Deus tem providenciado na Sua preciosa Palavra da Verdade! Sem ele, os cristãos correm o risco de ser "agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina." (Efésios 4:14)


TRADUZIDO E ADAPTADO POR MARCOS AURÉLIO

Texto de John MacArthur - "Defining Discernment"
Original em inglês no site: SHEPHERDS FELLOWSHIP

Um comentário:

Anônimo disse...

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir:(JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...