segunda-feira, 22 de junho de 2009

Providência no tempo de Raabe

Sem querer esta mulher teve uma participação muito importante nos atos providenciais de Deus. Os espias não haviam sido convidados por ela para se alojarem em sua casa. Simplesmente eles não sabiam nada da vida dela nem de sua reação à chegada deles. Por que haveriam eles de procurar a casa de uma meretriz. No mínimo era uma cafetã preparando mulheres para a diversão dos homens de Jericó e dos passantes por aquelas plagas.

Por que aqueles espias procuraram a casa daquela prostituta e não uma outra? Por que Deus permitiu que o rei de Jericó ficasse sabendo que ela estava hospedando os espias? Com sua onipotência ele não poderia evitar esse embaraço para ela de ter que usar de subterfúgios para despistar os enviados do rei?

Certamente o Senhor havia designado aquela indigna mulher para ser o instrumento de sua obra providencial na proteção dos espias. Ela ludibriou o rei de Jericó e seus soldados, despistando-os, usando de recursos que não são lícitos, mostrando a sua fraqueza pecaminosa (Js 2.2-7). Ela mentiu para proteger os espias. Por que a mentira trouxe sucesso, quando os enviados do rei acreditaram na palavra da prostituta?

Não obstante a fraqueza pecaminosa dessa mulher, misteriosamente o Senhor se serve de tudo para o exercício de sua providência no uso das causas secundárias. Ninguém pode ir contrário ao que Deus estabelece; ninguém pode esconder o que o próprio Deus torna claro. Mesmo que não compreendamos todos os caminhos que o Soberano usa, sabemos que foi ele que conduziu os espias à casa de uma prostituta a fim de proteger a nação de Israel que estava para tomar a terra, como cumprimento da promessa de Deus feita a Abraão.

Deus se serviu de Raabe para trazer glória ao seu nome e provocar naquela mulher ímpia um temor a esse santo nome! O espantoso é que, de algum modo, aquela mulher veio a ter afeição pelo Deus que havia libertado os israelitas poderosamente do Egito e o temeu, reconhecendo nele o Deus verdadeiro (Js 2.9-11).


Heber Carlos de Campos
Professor Titular de Teologia Sistemática e coordenador da área no Mackenzie

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