sexta-feira, 5 de junho de 2009

As provações produzem firmeza e constância

Texto-Bíblico: Tiago 1:2-3


“tende por motivo de toda alegria”. A ordem é categórica e exorta a uma decisão de encarar as provações com uma atitude alegre; por causa dos benefícios trazidos.

“o passardes por várias provações”. A palavra usada por Tiago indica qualquer espécie de provação (peirasmos). Toda a forma de acontecimento desagradável seja como conseqüência de suas ações ou mesmo de algo externo que lhe machuca. Temos mais a indicação de vários tipos de provações do que de quantidade.

“sabendo que a provação da fé, confirmada, produz perseverança”. A razão pela qual devemos reagir com alegria, é que elas são uma prova, através da qual Deus opera para aperfeiçoar a nossa fé. A palavra provação usada por Tiago (dokimion) significa testar, normalmente usada para se referir ao processo pelo qual prata e ouro são refinados pelo fogo. Assim, as provas testam a validade de nossa sinceridade, de nossa vitalidade. Mostram a qualidade de nossa fé, se é pura, ou se há nela elementos de corrupção, buscando purificá-la. Desta forma, a idéia não é a de que as provações determinam se temos fé ou não. Mas sim, visam fortalecer a fé que já existe.

"produz perseverança”. Este é o objetivo imediato do teste. Não há qualquer idéia de simplesmente suportar tudo com um sorriso no rosto, sem queixumes, embora isso também seja uma virtude. O foco principal é a constância. É a força de caráter que nos ajuda a realizar nossos propósitos espirituais.

É interessante observar que a expressão: “a provação da vossa fé, uma vez confirmada”, pode simplesmente ser traduzida como: “sabendo que a aprovação da vossa fé produz perseverança”. Perseverança, constância, é o resultado na vida dos vitoriosos. A forma comum é dizer: ele venceu porque foi perseverante. Tiago diria: ele perseverou porque venceu, porque foi aprovado em meio às provas que lhe sobreveio no dia-a-dia.


Comentário extraído do blog do pastor Wagner Amaral

Nenhum comentário: