sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Valorizando a Palavra de Deus


Devemos ter pensamentos claros acerca da maneira por meio da qual Deus fala conosco. Isso ocorre essencialmente quando somos levados a julgar a nós mesmos e as nossas situações, da maneira que Ele mesmo o faz. O que Deus faz é conduzir-nos, quer de argumento em argumento, por um determinado período de tempo, ou até por meio de um repentino brilho de discernimento, para percebermos como as verdades bíblicas afetam este ou aquele aspecto das nossas vidas e das vidas dos nossos semelhantes. O Novo Testamento orienta os crentes a buscarem orientação, acerca de sua fé e de sua vida diária, no ensino apostólico apoiado no Antigo Testamento. Em outras palavras, é na Bíblia que encontramos essa orientação e não em quaisquer iluminações inesperadas e não-racionais.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105). Examinemos o quadro traçado pelo salmista. Ele precisava fazer uma viagem. Habitualmente a Bíblia retrata a vida como se fosse uma viagem. Ele estava no escuro, incapaz de enxergar o caminho a seguir, sujeito a perder-se e a ferir-se, se avançasse às cegas. (Isso retrata a nossa ignorância natural sobre a vontade de Deus para as nossas vidas, a nossa incapacidade de adivinhá-la e a certeza de que, na prática, nós a erraremos.) Porém, uma lâmpada foi dada ao viajante (imaginemos que fosse uma lanterna). Agora, ele pode perceber a vereda à sua frente, passo a passo, sem desviar-se dela, embora as trevas continuem a cercá-lo (Esse quadro revela o que a Palavra de Deus faz por nós, mostrando-nos como devemos viver).

Por qual motivo o contato com a Palavra escrita de Deus transforma algumas pessoas e outras não? Primeiro, algumas pessoas permitem que a Palavra escrita guiem-nas à Palavra viva, Jesus Cristo, para quem a Palavra escrita aponta continuamente, enquanto outras não permitem que isso suceda. Segundo, nem todos aproximam-se da Bíblia famintos e cheios de expectativas, cônscios da sua necessidade diária de ouvirem Deus falar. O desejo por Deus, oriundo de nossa necessidade por Ele, é o fator que decide quão profundo ou quão superficial será o impacto das Escrituras sobre nós.

Uma vez que cheguemos a reconhecer que a Bíblia é o ensino de Deus, e recordemos que nem Deus, nem Cristo, nem a natureza e a necessidade humanas, nem o arrependimento, nem a fé, nem a piedade se alteraram, desde que a Bíblia foi escrita, procuraremos com diligência ouvir a palavra de Deus para nós, mediante a análise e a aplicação daquilo que foi escrito. A saúde da nossa alma depende exclusivamente do alimento que buscamos para saciá-la, precisamos ter olhos e mentes voltados para o Autor da nossa fé, que nos fala de modo especial através da Bíblia.

Parker, J. I. . Vocábulos de Deus . Editora FIEL. Edição do Kindle.

Nenhum comentário: