terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A essencialidade da Bíblia

Uma das declarações que a Bíblia faz de si mesma é que a Palavra de Deus é viva. “Fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1:23). Em contraste com o que reina no mundo, a Bíblia é inesgotável, inextinguível e geradora de vida. O sistema mortal do mundo não pode atingi-la, não consegue anular sua validade, deteriorar sua realidade ou demolir sua verdade.

Uma das evidências de que Bíblia é a Palavra viva do SENHOR, é que ela discerne os pensamentos nos dando uma percepção interior surpreendente. A Bíblia é uma espada afiada de dois gumes que discerne os pensamentos e os propósitos do coração (Hebreus 4:12). Revela exatamente aquilo que somos. A Palavra de Deus é viva e reproduz vida. Tiago 1:18 nos diz: “Pois segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade...” A Palavra de Deus é que faz isso. O Espírito Santo utiliza-se da Palavra para produzir novo nascimento e crescimento espiritual.

A Bíblia sustenta a vida espiritual. A vida do cristão requer alimento, e a Palavra de Deus é esse alimento. Pedro disse: “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação” (1 Pedro 2:2). A Bíblia fala de si mesma como sustento: “Achadas as Tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração...” (Jeremias 15:16).

Como podemos ser transformados? Como cresceremos em semelhança a Cristo? À medida em que contemplamos a glória de Jesus Cristo, conforme revelada nas Escrituras, o Espírito de Deus vai nos moldando na imagem de Jesus Cristo. É este o ápice do crescimento espiritual. Quanto mais tempo, quanto maior a devoção e interesse que dedicarmos em contemplar a Cristo através da Bíblia, mais o Espírito de Deus me transforma segundo a imagem de Seu Filho. 

Nenhum comentário: