terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Confiança e Dependência


Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes. (Salmo 20:7-8)

Muita gente chama Deus de Criador, mas vive como evolucionista. Vive como se a vida tratasse da sobrevivência do mais apto em vez de viver como criatura dependente — o dependente confia no Criador e não em si mesmo, vive de acordo com as instruções do Criador. Nas Escrituras Deus nos deu instruções de como viver como suas criaturas, como seres finitos com corpo e alma, tal como Ele nos criou. Mas alguns de nós estamos tentando viver como se fôssemos infinitos. Não é surpresa quando desmoronamos.

Confiar no Senhor e depender de Deus não é tarefa simples, pois nosso velho homem teima em iludir-nos na busca de autonomia. E assim criamos uma falsa sensação que estamos progredindo, quando na realidade não saímos do lugar, como num movimento cíclico em torno de nós mesmos. Um dos efeitos trágicos da queda é a autonomia humana, que é antagônica ao senso de dependência de Deus. Ao seguirmos nossos "achismos" e impressões pessoais, sem considerar a realidade da instrução divina, cedo ou tarde amargaremos severa derrota espiritual. O cristão não foi remido para ser independente e autônomo. Pela graça que nos alcançou somos moldados diariamente à imagem do Filho de Deus, para que sejamos mais e mais dependentes desta graça por toda a vida. É impossível um cristão viver à parte da graça que o salvou.

O salmista Davi sabia bem que não podia confiar nos seus próprios recursos para lidar com os desafios. Por isso, ele declara com firmeza sua confiança no Senhor Deus que o sustentara em toda a jornada. Quais são nossos carros e cavalos que nos oferecem a falsa sensação de que estamos plenamente seguros e que podemos seguir adiante sem o Senhor? Certamente, não teremos avanço efetivo na corrida cristã sem a confiança dependente no Deus que tudo faz para o bem daqueles que O amam, mesmo que isso envolva lutas, contusões e dores.

Nenhum comentário: