terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Raiz da preocupação


Você sabe de onde vem a preocupação constante? Sua raiz vem da arrogância que assume a seguinte postura: “eu sei bem o jeito que minha vida deve ser, e Deus não está entendendo isso direito”. Por outro lado, a verdadeira humildade significa descansar no Senhor e ter autocrítica.

As preocupações acalentadas no coração quanto ao futuro são extremamente danosas à saúde e vigor espiritual do cristão. Sentimentos avassaladores alimentados por dúvidas quanto ao dia de amanhã são a fonte de muita murmuração e ingratidão no meio do povo que se chama pelo nome do Senhor. Na verdade, a ansiosa preocupação é fruto de uma ilusão de controle, algo que o velho Adão adora insuflar em nossas mentes. Pensamos que temos todas as coordenadas sobre a direção à nossa frente, mas quando algum imprevisto nos tira da rota, sobram motivações egocêntricas para nos voltarmos contra a sabedoria do nosso Deus. Eis a postura de um arrogante.

Há muitas maneiras de acalentar ansiedade quanto ao futuro, mas nenhuma delas acrescentará um só metro à extensão da nossa vida. Em Mateus 6, Jesus sabiamente nos faz olhar para o cuidado do Criador com as coisas criadas, não deixando que nenhum fio de cabelo caia sem o Seu controle. Em outras palavras, Deus não é pego de surpresa por nenhuma contingência do nosso amanhã. Ele sabe o fim desde o começo, tal qual um tapeceiro que une os tecidos de uma peça de rara beleza. O produto final será um hino de louvor à sabedoria divina em nos conduzir por vales e desertos, aprimorando a nossa semelhança com Cristo. Portanto, não é atitude prudente duvidar da sabedoria do Senhor. Lembremo-nos que essa foi a estratégia usada por Satanás ao enganar Eva no jardim do Éden.

Em suma, cultivemos em nossos corações uma confiança dependente do Senhor Deus, que nos ama de modo irrefutável e cuidará de nós em cada circunstância difícil que venhamos a enfrentar. Certamente a paz de Deus guardará os nossos corações. Ele é Deus dos poderosos feitos em prol do Seu povo, visando sempre a glória do Seu majestoso Nome.

Nenhum comentário: