terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

BAJULAÇÃO X ELOGIO


O livro dos Provérbios é repleto de ensinos para o dia a dia. Encontramos em Provérbios orientações sobre vários assuntos que são importantes para o cristão. Um deles é sobre os perigos do homem bajulador. Você certamente conhece pessoas que gostam de bajular, que gostam de falar palavras agradáveis e elevam o ego. Estas pessoas são descritas em Provérbios como perigosas. “O homem que bajula o próximo prepara uma armadinha para si mesmo” (Pv 29.5). Qual a diferença entre um elogio e uma bajulação?

A palavra em hebraico que Salomão usa para o elogio pode ser traduzida como “louvor”, enquanto que o sinônimo da palavra para bajulação é “fala mansa”.  A bajulação é uma “fala mansa” destinada a inflar seu ego. Elogios sinceros se destinam a louvá-lo pelo seu caráter e por seus atos dignos. O bajulador utiliza a prática da adulação ou o lisonjeio com o propósito de conquistar algo em troca, mesmo que isso venha prejudicar a pessoa lisonjeada. Lisonjear é dirigir elogios interesseiros a alguém. “A língua mentirosa odeia aqueles que fere, e a língua bajuladora provoca ruina” (Pv 26.28). No fundo, a maioria de nós gosta de ser bajulado, não de ser repreendido; no entanto, a repreensão nos é mais benéfica que a bajulação (Pv 27.6; 28.23). Conforme Salmo 12:2, lábios bajuladores falam com segundas intenções, sempre querem colher alguma coisa em troca. A troca de favores por meio da bajulação certamente trará enormes decepções.

Sem dúvida, existe espaço para a apreciação e o elogio sincero, para a glória de Deus (1 Ts. 5.12; 13). A Bíblia fala sobre acatar com apreço os pastores que lideram a igreja, honrando-os pelo ministério que exercem. Os cristãos de Bereia foram dignos de elogios por sua postura corretar em examinar com profundidade as Escrituras, averiguando os ensinos dos apóstolos. Elogio é igual a perfume: use, mas não beba.

Devemos ter muito cuidado com as pessoas que nos louvam com falsidade, por motivos egoístas. Se não fosse por nosso orgulho, não seríamos afetados pelos bajuladores. Mas sentimos um prazer secreto de ouvir outros concordarem com a nossa opinião e com aquilo que pensamos a nosso respeito. Sempre que alguém bajular você, fique atento. E, jamais tenha um conceito elevado demais sobre você mesmo. O orgulho é uma espada que fere a pessoa que o utiliza, e fere também aqueles contra os quais o orgulho é utilizado. A arrogância nos rouba tudo o que Deus deseja nos dar, mas a “…humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida” (22:4).


Nenhum comentário: