segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Propósitos para o ano novo

Texto-Bíblico: TIAGO 4: 13-17



Mais um ano se passou. O ano de 2011 ficará apenas na nossa memória. Foram 365 dias, o que equivale a 8.760 horas ou a 525.600 minutos O calendário de 2011 vai para o lixo e vamos colocar na parede o calendário de 2012. Para este novo ano com certeza todos nós temos algumas intenções ou propósitos para este novo ano. Você já tem alguns planos e aspirações para este novo ano? Aliás, viver sem propósito nenhum é angustiante. Os dias se passam vagarosamente como a areia que escorre pela ampulheta, e nada de efetivo é experimentado no viver. Além disso, muitos propósitos irrelevantes também são estabelecidos e poucos dias depois são abandonados.

Jeremias apresentou a mensagem divina para o povo de Israel que deliberadamente desobedecia ao Senhor e estabelecia os seus propósitos egoístas. “Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração rebelde; e andaram para trás, e não para diante" (Jeremias 7:23-24 ACF). O Senhor Deus, por intermédio do salmista, revela a rebeldia do povo de Israel: “O meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; seguindo os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!” (Sl. 81: 11-13).

Os nossos propósitos para o ano que se inicia podem estar cheios de sabedoria ou de insensatez. Para isso é necessário aferir o que estamos planejando com a Palavra de Deus, a bússola perfeita que nos orienta em todas as coisas. Como cristãos, o nosso propósito maior deve ser viver de modo agradável diante do Senhor e para isso precisamos estar sensíveis à voz de Deus por meio das Escrituras.

A epístola de Tiago foi escrita para demonstrar que a fé no Senhor Jesus Cristo deve ser aplicada a todas as experiências e relações dos discípulos cristãos. O que Tiago visa é a fé em ação, daí sua ênfase marcante sobre o lugar das obras na vida cristã. A epístola é repleta de ensinos práticos objetivando a edificação da igreja.

A epístola de Tiago está permeada de instruções para um viver sábio. Logo no início da epístola, Tiago recomenda aos leitores que clamem por sabedoria a Deus: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tg. 1:5). Tiago também descreve como é a sabedoria que desce do alto, ou seja, a sabedoria que procede de Deus (Tg. 3:13-18): “pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.”

Neste texto que acabamos de ler, Tiago nos faz refletir sobre os propósitos que traçamos. Ele nos mostra que é necessário submeter cada um dos nossos propósitos à Palavra de Deus. Somente agindo assim, daremos evidências de um viver pautado na sabedoria bíblica. 

Será que os nossos propósitos para 2012 estão submissos à autoridade da Palavra de Deus? Ou será que estamos traçando planos sem a menor evidência de temor a Deus? Se nossas vidas não estão submissas à autoridade da Palavra de Deus é necessária uma séria reflexão sobre o cristianismo que professamos. Uma vida sem o menor compromisso com o que Deus requer de nós confirma que há sérios problemas em nosso cristianismo. Mas o cristão sábio submete seus propósitos à autoridade da Palavra de Deus, e não negocia os princípios bíblicos na sua conduta diária.


MARCOS AURÉLIO DE MELO
SERMÃO NA EPÍSTOLA DE TIAGO

Nenhum comentário: