terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A escravidão ao materialismo

O CRISTÃO SÁBIO SUBMETE SEUS PROPÓSITOS À AUTORIDADE DA PALAVRA DE DEUS REJEITANDO A ESCRAVIDÃO AO MATERIALISMO

TEXTO BÍBLICO: TIAGO 4:13

O versículo 13 nos ensina que o objetivo final era o lucro. Ir para outra cidade e permanecer lá por 1 ano tinha como propósito encher os bolsos. Os negociantes judeus iriam aos centros comerciais da época (por exemplo: Antioquia, Alexandria, Damasco, Corinto) e em cada uma dessas praças de comércio gastar tempo necessário para acumular riquezas. Os negociantes buscavam lucros cada vez maiores movidos por ganância e ambição materialista.

O contexto imediato da passagem nos dá um grande auxílio na interpretação. Tiago vinha escrevendo sobre os conflitos dos seus leitores nos versos 1 a 4, que eram resultado de cobiça, inveja e desejos mesquinhos. "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tg. 4:3). A palavra traduzida como “esbanjar” significa: "gastar de forma desenfreada, desperdiçar, dissipar, consumir rapidamente." E no capítulo 5, Tiago aborda sobre as riquezas obtidas de forma fraudulenta.

Materialismo é a excessiva busca por coisas materiais que sufoca a nossa comunhão com Cristo. O MATERIALISMO PODE NOS DOMINAR A PONTO DE FAZER A NOSSA FÉ NAUFRAGAR. Muitas pessoas abandonaram a fé porque se iludiram com as riquezas deste mundo. Por isso Paulo faz um alerta na sua carta ao jovem Timóteo: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (2 Tm. 6: 9-10). O que Paulo queria dizer quando escreveu a Timóteo: “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” em 1 Tm. 6:10? O que ele quer nos ensinar é que não existe nenhum tipo de mal do qual a pessoa que ama o dinheiro não seja capaz para consegui-lo ou não perdê-lo. Toda moderação é eliminada – quem ama o dinheiro fará qualquer coisa por ele: trapaças, sonegação, roubo, jogos de loteria, práticas ilícitas, contrabando, fraudes, corrupção, mentiras.

Talvez você já cantarolou algumas vezes a música de final de ano: “Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer: muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.” Há uma forte ênfase nesta música na abundância de dinheiro/saúde, mas para o cristão sábio a ênfase deve ser outra: mais santidade, devoção, arrependimento, mais zelo, graça e abnegação.

John Piper escreveu que “a raiz de todo mal é que nós somos pessoas do tipo que se acomodam ao amor pelo dinheiro em vez de buscar o amor por Deus. Paulo não está advertindo contra o desejo de ganhar dinheiro para suprir nossas necessidades ou as de outros, mas contra o desejo de ter mais e mais dinheiro e contra promover o ego e o luxo material que ele pode proporcionar.”

O dinheiro tem poder – poder espiritual – para conquistar o coração do homem. Segundo a Bíblia, o dinheiro tem caráter de divindade, pois ele inspira devoção. Vários problemas morais surgem por causa desta devoção a Mamom. A devoção ao dinheiro é um grande empecilho para que Ele seja de fato Senhor de nossas vidas (realçar a ilustração do jovem rico em Mateus 19:21). É importante discernir bem quais são as nossas reais necessidades na vida, para evitar extremos que podem arruinar nossa devoção a Deus.

Os seus propósitos resumem-se em negociar muito e ganhar mais dinheiro? Será conquistar mais bens e aumentar suas posses? Não ame ao dinheiro mais do que a Deus: é um sério risco! Trabalhe honestamente sem enganos ou fraudes e cobre o preço justo. A ganância é um poço sem fundo, e quem nele cai terá enormes dificuldades para sair. O dinheiro é incapaz de satisfazer nossa necessidade fundamental (Eclesiastes 5:10), pois somente o relacionamento com Cristo suprirá plenamente nosso ser (João 14:14). “Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará” (Sl. 39.6). Em Cristo Jesus podemos confiar que todas as nossas necessidades serão supridas, sem nos submetermos ao jugo da escravidão ao materialismo.

 
MARCOS AURÉLIO DE MELO
SERMÃO NA EPÍSTOLA DE TIAGO

Nenhum comentário: