terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comunhão com Deus

Texto-Base: Jeremias 17: 1-11

Ter comunhão com Deus é o maior privilégio que o homem pode ter. Estar perto de Deus, desfrutando de sua maravilhosa presença dever ser a prioridade para o cristão. Você conhece a história de Fanny Crosby? Fanny Jane Crosby (1820-1915), ficou cega com seis semanas de vida por causa de um erro médico. Seu pai faleceu quando ela tinha dois anos de idade; então sua mãe precisou deixá-la com uma amiga cristã, enquanto procurava ganhar o sustento da sua família. Estas duas senhoras amavam muito a pequena Fanny e se empenharam em ensiná-la tudo sobre Cristo e sobre comunhão com Deus. Como não podia ler, ela decorou longos textos da Bíblia com o auxílio de sua mãe. Certa vez perguntaram a ela se a cegueira não lhe causava muito sofrimento, ela respondeu: “De maneira alguma, pois sei que o primeiro rosto que verei será o de meu Senhor". A comunhão com Deus sempre foi a base da alegria de Fanny Crosby, que escreveu belos hinos expressando seu anelo pelo Senhor, como o Hino C.C. 286 (Junto a Ti) e o Hino C.C. 288 (Perto do Senhor).

O texto lido nos relata a triste situação do povo de Israel. A descrição feita nos versos 1 a 4 aponta para a situação precária de uma nação prestes a ser exilada. O povo estava rendido à idolatria, os bens seriam despojados pelo inimigo e o cativeiro se aproximava “numa terra desconhecida”, a Babilônia. O estado deplorável em que o povo se encontrava era consequência do abandono da comunhão com o Senhor (vs. 5): “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor”. O Senhor várias vezes advertiu o seu povo a respeito disso. Abandonar a comunhão com Deus foi uma atitude de rebelião contra aquele que guiou e sustentou o povo ao longo dos anos. É claro que a glória de Deus não diminui nem um pouco quando abandonamos a comunhão com Ele, mas fica evidente que a nossa vida não terá qualidade (João 10:10 – vida em abundância). Quando abandonamos a comunhão com o Senhor, o prejuízo é todo nosso! Não é Deus que precisa de nós, somos nós que precisamos de Deus. Vejamos o que o profeta afirma em Jr. 17:13: “Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.”

Um dos versículos mais fortes do livro de Jeremias traz à tona os reais pecados dos filhos de Israel: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas” (Jr. 2:13). Foram muitos os pecados cometidos contra o Senhor, mas a essência estava em abandonar o manancial de águas vivas. O profeta ainda faz outro alerta: “Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim” (Jr. 2:19).

A comunhão com o Senhor nasce e cresce por meio da confiança que depositamos n’Ele. Em contraste com aqueles que abandonam a Deus, Jeremias afirma: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jr. 17:7). A essência da comunhão com o Senhor está na verdade expressa neste versículo. Se nossa confiança e esperança estiverem firmadas em outra coisa, é certo que não estamos em plena comunhão com o Senhor. Não há maior valor, não há maior tesouro do que confiar e depender de Deus como a única esperança de nossas vidas. Ninguém discorda que a comunhão com Deus é a base para uma vida completa e feliz. Foi nos outorgado o grande privilégio de termos comunhão com o Pai, mediante o sacrifício redentor de Cristo Jesus, por isso o escritor aos Hebreus afirmou: “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé”. A segurança que a comunhão com Deus nos fornece nenhum ídolo pode oferecer. Por isso é tão perigoso abandonar o Senhor e cavar cisternas que não retêm água.

Tendo como base o texto bíblico acima e a explicação inicial, podemos afirmar que o abandono da comunhão com Deus nos deixa bastante vulneráveis. Não é nada agradável experimentar a vulnerabilidade quando nos falta o principal que é a comunhão com o Senhor. A verdade é que nossas almas sofrem de inanição quando a comunhão com o Senhor é abandonada. Se falharmos em manter comunhão com o Senhor, tropeçaremos em muitas pedras.


MARCOS AURÉLIO DE MELO
SERMÃO EM JEREMIAS 17

Nenhum comentário: