quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O controle de Deus sobre a criação

"Não temereis a mim? -diz o SENHOR; não tremereis diante de mim, que pus a areia para limite do mar, limite perpétuo, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não o traspassarão."
Jeremias 5:24

Alguém que está em coma espiritual deixa de perceber o controle de Deus sobre a criação


A soberania de Deus sobre a criação é um fato por demais importante que logo deixa de ser percebido por alguém que está em coma espiritual. O ceticismo começa a tomar conta e não há espaço para louvar a Deus pelas maravilhas que foram criadas, não obstante as inúmeras provas do controle de Deus sobre todas as coisas. Há um eco destas palavras em Salmos 89: 8-9. no livro de Jó, encontramos textos muito ricos sobre a majestade de Deus sobre a criação (Jó 38:4-11). O pecado destrói a percepção da grandeza de Deus e do seu infinito poder, que tudo faz como lhe agrada. A consciência não desperta para perceber quão magnífico é o Senhor que tem em suas mãos o controle de todas as coisas.

Muitos cristãos estão buscando respostas em ideias erradas para explicar catástrofes naturais, como por exemplo, o tsunami. Teorias absurdas surgiram para explicar porque acontecem fatos trágicos neste mundo. Então criaram o Teísmo Aberto, para afirmar que Deus apenas criou o mundo natural com suas leis físicas e deu corda, sem interferir mais em nada. Outra ideia antibiblica que possui grande aceitação é o dualismo, que coloca Deus em constante guerra contra Satanás, como duas forças com a mesma intensidade, porém opostas. Então, o que acontece de ruim é explicado como obra de Satanás, e o que acontece de bom é explicado como ação de Deus. Mas este não é o Deus que a Bíblia nos apresenta. A Bíblia nos mostra um Deus soberano: Deus fez o mundo e continua controlando-o. Deus tem seus propósitos que fogem da nossa limitada compreensão, e não há nada que escape do Seu controle sobre a criação. Ele possui o direito de governar tudo tal como Ele quer. Deus é como o oleiro que tem o controle completo sobre o barro. Deus é soberano na forma em que usa o seu poder. Ele o usa como, quando e onde deseja.

Os cristãos precisam resgatar esta verdade tão importante que tem se desvanecido da mente daqueles que estão em coma espiritual. Tudo que foi criado serve para mostrar a glória de Deus, mas quem está em coma profundo, espiritualmente falando, não atenta para esta verdade. Devemos proclamar as verdades contidas em textos bíblicos como: Ap. 4:11; 1 Cr. 29:11: "Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos."

Em Provérbios 21:1 lemos que até os intentos dos reis são governados pela soberana mão do Senhor. Nem o aquecimento global, tão em evidência atualmente, foge do controle do Senhor. Como escreveu A. W. Pink, no seu livro Deus é Soberano: “Se ousarmos dizer que Deus não está controlando o mundo, então perderíamos toda a certeza de estabilidade. Se Deus não está controlando tudo, então tudo acontece por pura casualidade.”


MARCOS AURÉLIO DE MELO


Nenhum comentário: