terça-feira, 24 de novembro de 2009

Estado Vegetativo Espiritual

Nesta semana foi divulgada a notícia sobre um homem na Bélgica que passou os últimos 23 anos vivendo num suposto estado vegetativo, depois que os médicos erraram no diagnóstico (link da notícia). Este homem sofreu um acidente automobilístico e perdeu a coordenação motora, os movimentos dos membros e também a fala. Na verdade, ele conseguia ver, ouvir e sentir tudo o que se passava em sua volta, mas como não tinha como expressar isso, os médicos nunca mudaram o diagnóstico. Os médicos pensavam que estavam diante de um vegetal, mas afinal o homem estava consciente. Depois que o ligaram a um computador, o paciente começou a expressar-se: “Jamais esquecerei o momento em que foi identificado o que estava errado comigo – foi o meu segundo nascimento. Agora as pessoas sabem que não estou morto.” Resumindo, era uma mente saudável aprisionada num corpo paralisado.

Depois que li esta notícia comecei a pensar na triste situação que é viver em um Estado Vegetativo. Muitas pessoas em todo o mundo vivem nestas condições: apresentam apenas as funções básicas de manutenção da vida, como respiração e pulsação cardíaca, mas não possuem nenhuma consciência da realidade ao redor. É um estado inerte, sem reações, sem respostas aos estímulos, sem percepção nenhuma do que se passa em volta. Geralmente, o estado vegetativo é resultante de uma lesão cerebral grave, que atinge partes importantes do cérebro que são responsáveis pela consciência e a cognição.

Pensando em todo este contexto e analisando o texto bíblico em Jeremias 5: 21-24, comecei a pensar na situação do povo de Israel. Este povo estava em constante desobediência a Deus, vivendo de pecado em pecado, e fazendo de conta que Deus não estava se importando com nada disso. Vez após vez a palavra do Senhor veio a Jeremias para confrontar o povo mas não havia arrependimento sincero com abandono das práticas de idolatria e de cultos pagãos.

É verdade que o pecado tem um poder traumático e ocasiona sérias lesões na consciência espiritual de uma pessoa. Quando o pecado é praticado de forma intermitente e quando não há verdadeiro arrependimento, a consciência torna-se cauterizada. Esta insistência em afastar-se de Deus anula a consciência e traz prejuízos para a percepção de verdades espirituais importantes. A pessoa começa a viver num estado vegetativo espiritual, e, consequentemente, deixa de perceber certos fatos importantes. Este estado vegetativo espiritual é resultado da constante relutância em seguir ao Senhor e da constante insistência em praticar as abominações que o Senhor condena.

Marcos Aurélio de Melo
(novas postagens em breve complementando o assunto)

Nenhum comentário: