quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A realidade do juízo de Deus

Os falsos profetas da época em que viveu o profeta Jeremias, queriam negar a qualquer preço que o juízo do Senhor viria sobre o povo de Israel. Iludiam o povo com mentiras cuidadosamente inventadas e ludibriavam até os mesmos os líderes da nação e os sacerdotes. Omitiam a realidade do juízo que estava próximo, e por isso estes profetas eram facilmente aceitos e aclamados.

Jeremias não omitiu a dura realidade que estava por vir, como conseqüência da rebeldia do povo. Ele anunciou durante 23 anos (Jr. 25:3) a Palavra do Senhor, começando de madrugada, mas o povo não queria obedecer. Diante de várias perseguições sofridas, Jeremias não abriu mão de anunciar o juízo de Deus sobre aquela nação de coração obstinado. As ameaças de morte (Jr. 26:8) não fizeram Jeremias se calar. Pelo contrário ele não negou de forma alguma que a disciplina do Senhor estava próxima: Jr. 26: 12-14. Que homem de coragem! Que exemplo a ser seguido!

O profeta Natã, quando foi confrontar o rei Davi não deixou de apresentar as conseqüências do pecado cometido. Ele não omitiu a realidade do juízo de Deus sobre a vida de Davi, pelo contrário, anunciou que viria um tempo cinzento na vida familiar do grande rei de Israel (I Sm. 12: 10-11 e 14).

Esta pregação que está em moda hoje em dia anuncia apenas o que agrada os ouvidos de pecadores, mas não possui nada de autêntico e bíblico. O que não agride o coração do homem é a mensagem mais popularizada nos redutos evangélicos mundo afora. O fato é que esta mensagem não passa no crivo das Escrituras, que mostram o retrato exato do coração humano e as conseqüências de um viver obstinado em desobediência à Palavra de Deus.

Quando anunciamos a Palavra do Senhor devemos proceder como os profetas Jeremias e Natã que não omitiram a realidade do juízo do Senhor para aqueles de coração obstinado. Ao anunciarmos a Palavra do Senhor precisamos ter sensibilidade diante do pecado e do mal. Não vamos deixar nossas mentes cauterizadas e omitir a dura pena que a Bíblia mostra ao homem que insiste em afrontar a Deus no seu estilo de vida. Que sejamos verdadeiros atalaias a serviço do Senhor nosso Deus, a quem um dia também teremos que prestar contas.


MARCOS AURÉLIO DE MELO

Um comentário:

Adauto disse...

A realidade é algo ofensivo ao homem que ele prefere viver se apegando em mentiras do encara-lá de fato. Por exemplo: Quanto tempo passamos conversando com os amigos sobre morte e o Juízo de Deus? Quanto de nós tem a morte nos seus planos de vida? E viver assim é muito perigoso, porque: 1º sublimar a realidade de Deus é o primeiro passo para ter uma conduta pervertida. Paulo quando escreve aos romanos deixa claro que todo um estilo de vida corrupto e imoral começa quando "...detém a verdade de Deus em injustiça...(Rm 1:18-26)", ou seja, que troca, substitui, anula a realidade de Deus e, passa a viver em mentiras. Outro exemplo, é o perverso que "diz no seu coração não há Deus e tem se corrompido." Salmos 14:1. Que o Senhor use de graça e não nos deixe viver confortavelmente como estamos.