sábado, 31 de janeiro de 2015

Roupa suja se lava em casa


A igreja de Corinto era mesmo complicada. Havia ali uma labuta espiritual a ser empreendida pelo apóstolo Paulo para trazer os membros daquela igreja a repensar o seu modo de viver e o testemunho que davam aos incrédulos. No contexto maior da carta, percebemos que existiam muitos egos inflados naquela comunidade de irmãos. E cada um tinha "os seus direitos" para defender, custe o que custasse. O apóstolo Paulo tràz à tona a questão de levar irmãos na fé até os tribunais do Estado, argumentando que estes problemas deveriam ser sanadas à luz da instrução bíblica.

Algumas considerações básicas podem ser feitas com base no texto em 1 Coríntios 6:1-11:

1) Os cristãos de Corinto davam um péssimo testemunho aos nãos cristãos.

Os crentes gentios em Corinto moviam ações judiciais contra irmãos e os levavam a debates no meio dos impíos (juízes do Estado). É importante salientar que os judeus incrédulos tratavam seus litígios nos tribunais das próprias sinagogas. Ao levar os problemas de cristãos aos tribunais do Estado e discuti-los diante de ímpios e incrédulos, os cristãos de Corinto enfraqueciam o testemnho do evangelho. Os irmãos coríntios que recorriam à justiça contra pessoas da própria igreja desonravam o nome do Senhor e da igreja.

2) A congregação não vivia à altura de sua posição em Cristo.

Os santos participarão do julgamento do mundo e até dos anjos caídos, portanto, devem ser capazes de acertar suas diferenças aqui na Terra. Os coríntios orgulhavam-se de seus dons espirituais maravilhosos, então porque não usavam do dom de discernimento para resolver seus problemas internos?

3) Os membros que processavam uns aos outros já eram derrotados.

Melhor é perder dinheiro ou bens (sofrer o dano) do que perder o testemunho por mover demandas judiciais contra irmãos em Cristo. Em um querela judicial entre crentes, ninguém sai ganhando exceto o diabo. Somos instruídos pelo próprio Cristo a deixar de lado "nossos direitos", para que o Seu nome seja exaltado por nossas ações neste mundo.

4) Os crentes são chamados a um viver transformado pelo poder de Deus

Com a frase "tais fostes alguns de vós", o apóstolo Paulo deixa claro que o poder santificador da graça divina agiu no meio dos coríntios. Lembrando que a cidade de Corinto era extremamente corrupta e imoral, mergulhada em devassidão total. Mas dentro deste ambiente de imundície, Deus separou um povo exclusivamente para Si, que deve dar evidências reais de transformação e testemunho coerente com as Escrituras.

EBD Jovens (Estudos na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios)

Nenhum comentário: