sábado, 17 de janeiro de 2015

Submissão e discipulado

O tema de hoje será: "A submissão de Pedro à Palavra de Cristo e ao chamado para ser um discípulo", tendo como base o texto em Lucas 5: 1-11:

1 Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes.
3 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.
6 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes.
7 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.
8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.
9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros,
10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.
11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.

Submissão é uma palavra bastante desgastada hoje em dia. Quando ouvimos falar em submissão logo vem a mente a imagem de uma pessoa obrigando outra a passar por algum constrangimento ou até ser maltradada para obedecer alguma ordem. Podemos imaginar a figura de um senhor que oprime os seus escravos de modo cruel, submetendo todos eles a uma vida bastante penosa.

Mas a submissão de que a Bíblia fala não se compara a este tipo distorcido de submissão. Quando Pedro ouviu a ordem de Jesus para lançar as redes novamente ao mar, ele foi imediatamente submisso porque reconheceu a autoridade de Cristo. Jesus estava pregando naquela região do lago de Genesaré, e todos reconheciam que Ele pregava com autoridade. Esta é a primeira lição deste encontro inicial de Pedro com Jesus: para sermos submissos precisamos reconhecer quem exerce a autoridade. Hoje em dia muitos falsos líderes querem mandar em Deus, determinando bênçãos, profetizando libertação e marcando hora para os milagres. Esquecem totalmente quem é o Senhor da história e que somente Cristo é o Rei supremo. Se não reconhecermos que Cristo tem autoridade e que a Sua Palavra é autoridade final sobre nossas vidas, nunca teremos condições de viver à luz do verdadeiro Evangelho.

Não podemos esquecer que somos escravos (doulos) de Cristo, mas esta escravidão não é de forma alguma penosa, pelo contrário é agradável e boa. Jesus mesmo disse: "Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Porque o meu fardo é suave e o meu jugo é leve" (Mateus 11:28-30). Em resumo, ser escravo de Cristo é a melhor forma de viver neste mundo.

Assim como Pedro, nós que somos discípulos do Mestre, estamos debaixo da autoridade de Jesus e da Sua Palavra. Portanto, não devemos viver de modo independente e autônomo, como fazem os pagãos que vivem escravizados aos seus desejos e paixões. Agora uma pergunta: quem ou o que exerce autoridade sobre você? Talvez seja a ganância por sucesso e riquezas, pode ser a loucura desenfreada por sexo e diversão, ou até mesmo algum relacionamento distorcido que você tem com alguma pessoa. Estes ídolos são senhores cruéis que cobram um alto preço e exercem um tirania sem comparação. A melhor decisão é submeter-se ao senhorio de Cristo, que nos oferece uma vida abundante e feliz sob a Sua maravilhosa autoridade. Não perca a oportunidade de seguir a Jesus como verdadeiro discípulo e experimentar uma grande transformação em seu coração.


Meditação para o Programa Viva com Cristo

Nenhum comentário: